Mais de mil professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) assinaram um manifesto em apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência do país.
O documento será lançado nesta quinta-feira (7/7), às 11h, na Praça de Serviços da UFMG, em comemoração ao Dia Nacional das Ciências, dos Cientistas e das Cientistas.
Leia Mais
'Ranço da Faria Lima com PT já diminuiu 90%', diz empresário que se reuniu com LulaLula x Bolsonaro: vereadores discutem em votação de PL da linguagem neutraPesquisa: rejeição de Bolsonaro cai, enquanto Lula 'manteve seu patamar'Ministro da Defesa: 'Forças Armadas estavam quietinhas no seu canto'“Apoiamos a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos que ele fará um governo que fortalecerá a escola pública, da educação infantil à pós-graduação”, afirma o manifesto.
“Sob a atual presidência, o Ministério da Educação não apenas se transformou num balcão de negócios desonestos e prejudiciais à escola pública, como perdeu sua capacidade de desenvolver políticas que venham ao encontro dos anseios da maioria da população”, continua a carta, organizada pelo Comitê de Luta Docente da UFMG.
Necessidade
Em conversa com o Estado de Minas, a coordenadora do projeto, professora Andrea Macedo, destacou que o grupo de docentes sentiu a necessidade de explicitar os rumos que o governo federal tem diante das universidades.
“Ciência, educação, saúde... Estavam sendo tratadas de uma forma ideológica. Essa é a necessidade de apostar em um projeto diferente. Pelo bem das nossas crianças, nossos adolescentes e nossos profissionais”, contou.
A carta seguirá disponível para mais assinaturas, mesmo depois da publicação. Além de docentes ativos e aposentados, a iniciativa reúne professores eméritos, ex-reitores e ex-vice-reitores da instituição.
Leia na Íntegra:
"Carta/Manifesto dos professores da UFMG, em apoio a Lula
Nós, abaixo assinados/as, vimos a público externar o nosso apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Nós o fazemos diante da imperiosa necessidade de cessar a destruição em marcha da educação pública brasileira e de estancar a utilização de recursos públicos em projetos e ações reconhecidamente corruptos e desonestos no campo da educação e nas demais políticas públicas republicanas.
Nós que, em passado recente ou no presente, atuamos e contribuímos com diversas administrações públicas na área da educação, e vimos o Brasil avançar na garantia de escola para todas as crianças e jovens e a desenvolver projetos de resgate da dignidade dos profissionais que nela atuam, assistimos, desolados, a destruição de nossas maiores esperanças em um futuro melhor para as novas gerações.
Sob a atual presidência, o Ministério da Educação não apenas se transformou num balcão de negócios desonestos e prejudiciais à escola pública, como perdeu sua capacidade de desenvolver políticas que venham ao encontro dos anseios da maioria da população.
Do mesmo modo, o MEC perdeu toda a sua credibilidade como articulador do Sistema Nacional de Educação, atuando muito mais como inimigo dos estados e municípios do que como parceiro e animador de boas práticas em educação em todo o Brasil.
Ao lado de cortes brutais nos orçamentos das instituições federais de ensino e fomento, presenciamos a desmontagem de todo o sistema de ciência, tecnologia e inovação, além de um discurso negacionista e obscurantista. Isso tudo condena o país ao atraso.
Mas é preciso dizer que apoiamos a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva não apenas pela falta de qualidade de seu adversário mais poderoso hoje, o atual presidente da República, responsável direto pela morte de centenas de milhares de pessoas durante a pandemia e pelo descalabro que tomou conta do Ministério da Educação.
Não, não é apenas por isso. Acreditamos que uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva significará não apenas o resgate da dignidade da presidência da República, mas também o reforço à democracia e às suas mais importantes garantias: as políticas públicas que visam diminuir as vergonhosas desigualdades brasileiras, combater a violência que ceifa vida de milhares de jovens negros, de mulheres e pessoas LGBTQIA+, de indígenas, dos povos tradicionais e dos ambientes e garantir melhores condições de vida para a população brasileira.
Apoiamos a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos que ele fará, como já demonstrou anteriormente, um governo que fortalecerá a escola pública, da educação infantil à pós-graduação; que atuará para tornar mais digna a vida dos profissionais da educação, ampliará as políticas de creches e pré-escolas e aquelas que permitem que a juventude mais pobre entre e permaneça no ensino superior público e gratuito; que se articulará com estados e municípios para fazer com que todo o Brasil avance igualmente para a oferta de uma escola de qualidade para todas as nossas crianças e jovens.
Precisamos hoje, mais do que nunca, derrotar aqueles que insistem em destruir nossos melhores sonhos de futuro! Precisamos nos unir em torno de uma candidatura que represente a possibilidade de retomarmos as rédeas da história em direção a um futuro melhor para todas as brasileiras e todos os brasileiros! Por isso, apoiamos a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República! Faça parte deste movimento conosco!"