Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (08/07) mostra como fica a disputa pela vaga de senador em Minas Gerais com a citação para o eleitor dos apoios dos pré-candidatos ao governo de Minas e Presidência da República. Neste cenário, Alexandre Silveira (PSD), que está na aliança formada por Alexandre Kalil (PSD) e Lula (PT), pré-candidatos a Governo de Minas e Presidência da República, dispara e se isola na frente com 35% da preferência dos mineiros.
O segundo colocado é Marcelo Álvaro Antônio (PL), com 16%, apoiado por Jair Bolsonaro (PL) e Carlos Viana (PL), nomes para Palácio do Planalto e Palácio Tiradentes em 2022. Cleitinho (PSC), sem apoios declarados, aparece em terceiro com 15%.
O quarto e último nome, com 10%, é Marcelo Aro (PP), apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo). O índice de indecisos é de 11%, enquanto o de brancos, nulos ou que não pretendem votar é de 13%.
Senador pelo PSD, Alexandre Silveira participou do primeiro ato público de Lula e Kalil juntos em Minas Gerais, no dia 15 de junho, em Uberlândia.
A pesquisa
A pesquisa quantitativa da Genial Investimentos com a Quaest Consultoria e Pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de julho, com 1.480 entrevistados. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.