Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8/7) após ter sido atingido por tiros durante um ato de campanha na cidade de Nara, no Japão.
“É o risco dos bons. É o preço por lutar por seu país. E muitas vezes o inimigo não está fora, está dentro da sua pátria”, disse Bolsonaro.
Mais cedo, em seu Twitter, Bolsonaro havia se manifestado sobre a morte do ex-primeiro-ministro dizendo que recebeu a notícia “indignado”, e prestou solidariedade ao povo japonês.
- Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de @AbeShinzo , líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor.
%u2014 Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 8, 2022
O presidente ainda decretou luto oficial no país por três dias. “Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, acrescentou.