A conversa com Indira terá 40 minutos de duração, tempo dado a todos os outros pré-candidatos. Ela atua na coordenação da Casa de Referência Tina Martins. O espaço, localizado em Belo Horizonte, acolhe mulheres vítimas de violência.
Leia: Zema quer Aro como candidato ao Senado; desejo ainda é ter Costa como vice
Descrita pelo partido como militante em prol dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS), Indira vive em Belo Horizonte desde 2016. Natural de Maceió (AL), ela compõe o Comitê Latinoamericano e Caribenho de Mulheres e está na coordenação nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.
A pré-candidata a vice na chapa da UP é Edna Gonçalves, que integra a coordenação da Ocupação Izidora, na Região Norte de BH.
A Unidade Popular é o mais jovem partido político do Brasil. A legenda obteve o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020 e, no plano nacional, apresentou o belo-horizontino Leonardo Péricles como pré-candidato a presidente.
A agremiação segue orientação marxista e, embora não tenha representação legislativa, faz oposição aos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo).
Leia: Kalil deve ter o maior tempo no horário eleitoral gratuito em Minas
Zema e Kalil lideram disputa em Minas
Zema, aliás, é o líder da corrida rumo ao Palácio Tiradentes. Segundo a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada no último dia 8, o pré-candidato a reeleição tem 44% das intenções de voto, contra 26% de Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte. O levantamento está registrado no TSE sob os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.
Leia: Pesquisa: Zema tem 45,7%; Kalil, 27,4%
Os dois já foram sabatinados por jornalistas do EM, bem como Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (Psol) e Renata Regina (PCB), os outros pré-candidatos ao governo do estado.
Mesmo Saraiva Felipe (PSB) e Miguel Corrêa (PDT), que desistiram de participar do pleito após serem lançados como pré-candidatos, também passaram pelo podcast.