Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciar que a convenção do partido será realizada no próximo domingo (24/7), no estádio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, os usuários do Twitter organizaram um boicote ao evento.
Semelhante ao que os fãs de K-pop fizeram com um comício de Donald Trump, os internautas entraram na plataforma Sympla para os ingressos para a convenção. Para isso, utilizaram sites geradores de dados pessoais, como CPF, email e CEP. Os ingressos são gratuitos e o site apresentou instabilidade.
No link, havia fila de espera para o cadastro, devido ao alto número de acessos. A ideia é que os apoiadores não consigam retirar ingressos e a convenção seja esvaziada.
Relembre caso de Trump
Leia Mais
Convenções oficializarão candidaturas de Bolsonaro e Lula no fim de semanaConvenções se aproximam, mas a maioria dos vices segue indefinidaZema, Kalil e Viana intensificam agenda a caminho das convençõesConfira o calendário das eleições de 2022Fux repudia tentativa de Bolsonaro de 'colocar em xeque' eleições Comitiva brasileira alerta autoridades americanas para ameaças às eleiçõesAssim como os brasileiros estão fazendo, os jovens americanos se registraram para participar gratuitamente do comício, sem a intenção de realmente comparecer. A campanha de Trump chegou a anunciar que havia mais de 1 milhão de inscrições para o evento. Apenas 6.200 pessoas participaram do comício.
Convenções
Os partidos devem definir seus candidatos, oficialmente, nas convenções, que devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Bolsonaro optou por realizar o evento no Rio de Janeiro, berço político dele, com o lema “Pelo bem do Brasil”. A previsão de início no domingo é exatamente às 11h22, um simbolismo em referência ao número 22 do partido. Os participantes são orientados a comparecer de verde e amarelo ao local.
Enquanto isso, o PT realiza a convenção na quinta-feira (21/7), em São Paulo, mas sem a presença do pré-candidato a presidência Luís Inácio Lula da Silva, que estará em Recife.
Amanhã (20/7), o PDT de Ciro Gomes faz convenção em Brasília. Já o Avante faz a reunião no sábado, no Minascentro, em Belo Horizonte, para oficializar a candidatura de André Janones. E Simone Tebet (MDB) deve ter sua candidatura confirmada em uma convenção online em 27 de julho.