Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Fux repudia tentativa de Bolsonaro de 'colocar em xeque' eleições

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu, nesta terça-feira (19/7), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, e reafirmou a segurança do processo eleitoral brasileiro. Na conversa, feita por videoconferência, Fux repudiou os últimos ataques às urnas.





O encontro virtual foi divulgado pelo STF. 


Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o Palácio da Alvorada e a estrutura do governo a fim de organizar uma apresentação para embaixadores de vários países para, mais uma vez, levantar as suspeitas, já desmentidas por órgãos oficiais, sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.

Ele também aproveitou o evento para atacar o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência e os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

"A Fachin, o ministro Fux reiterou confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE", informou o STF.

"Em nome do STF, o ministro Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas", seguiu o Supremo.






Leia a íntegra da nota:

Presidente do STF se reúne com Fachin, e manifesta confiança total no processo eleitoral e nos juízes do TSE
Os dois participaram de encontro por videoconferência. Fux repudiou tentativa de colocar urnas em xeque mediante a comunidade internacional.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, se reuniu por videoconferência no início da tarde desta terça-feira (19) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Na ocasião, os dois conversaram sobre os recentes ataques ao Poder Judiciário e ao processo eleitoral brasileiro.
A Fachin, o Ministro Fux reiterou confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE.
Em nome do STF, o Ministro Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas.