O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato a presidente na eleição de outubro, comentou nesta terça-feira (19/7) os ataques às urnas eletrônicas feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante reunião com embaixadores.
Para Lula, Bolsonaro está desesperado. O ex-presidente chegou a comparar o chefe do Executivo federal ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trump chegou a incentivar apoiadores a invadir o Capitólio, nos Estados Unidos.
“Bolsonaro quer criar uma confusão como Trump fez nos EUA. Quer criar suspeitas onde não tem. Está tentando enganar o povo para justificar uma bobagem qualquer. Ele não está com medo da urna eletrônica, está com medo do povo brasileiro.”
Bolsonaro quer criar uma confusão como Trump fez nos EUA. Quer criar suspeitas onde não tem. Está tentando enganar o povo para justificar uma bobagem qualquer. Ele não está com medo da urna eletrônica, está com medo do povo brasileiro.
%u2014 Lula (@LulaOficial) July 19, 2022
Ataque às urnas
Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o Palácio da Alvorada e a estrutura do governo a fim de organizar uma apresentação para embaixadores de vários países para, mais uma vez, voltar a levantar as suspeitas, já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.
Ele também aproveitou o evento para atacar o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência, e os ministros Edson Fachin (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).