Dados de pesquisas Genial/Quaest mostram que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu na Bahia, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro entre março e julho deste ano.
"Na Bahia a vantagem ainda é muito grande, mas caiu de 47 para 43 . Em Minas, Lula vence por uma margem próxima dos 20 pontos. No Rio, Lula também tem vantagem, mas é estreita. A grande mudança se deu em SP, onde a vantagem de Lula caiu de 14 para 5 pontos entre março e julho", disse em seu Twitter o diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria Felipe Nunes.
Leia Mais
Deputada estadual Rosângela Reis acusa PL de fraude e crime políticoNo Dia do Amigo, Zambelli posta foto com Moro e ironiza relação entre elesGilmar Mendes cita eleitos com Bolsonaro para ironizar fraude nas urnas Lula tem 44%, contra 33% de Bolsonaro em pesquisa Exame/IdeiaBolsonaro debocha de boicote: 'É assim que fazem nos atos do descondenado?'Bolsonarista é denunciado pelo MP por assassinato de petistaOs dados são de um compilado divulgado por Nunes em suas redes sociais, baseados nos dados das pesquisas Genial/Quaest. O diretor explicou ainda que a queda ocorrida entre março e maio nos quatro estados foi resultado da retirada da candidatura do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) ao Planalto, "cedendo" votos a Bolsonaro.
De maio para julho, Lula recuperou votos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Em Minas, a vantagem aumentou de 16 para 18 pontos percentuais no período. No Rio, de 1 para 5 pontos.
A última pesquisa foi divulgada em 9 de julho e mostra Lula com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 31% de Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 6%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2% e Pablo Marçal (Pros) com 1%.
Foram ouvidos 2 mil eleitores entre 29 de junto e 2 de julho, pessoalmente. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE (BR-01763/2022).