O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de votos na corrida pelo Palácio do Planalto. Prestes a oficializar a candidatura pelo partido, o petista tem 44% das intenções de voto, contra 33¢ do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), no primeiro turno, em pesquisa da Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (21/7).
Leia Mais
PL faz convenção, mas adia decisão sobre candidatura de Viana ao governoCiro Gomes é o 1º a confirmar candidatura ao PlanaltoVantagem de Lula sobre Bolsonaro cai em quatro estados, diz pesquisaLira sobre falas de Bolsonaro a embaixadores: 'Desnecessárias'Paulo Guedes: 'Brasil está num ciclo de crescimento, apesar do juro'Em convenção sem Lula, PT formaliza chapa com Alckmin como viceFachin dá cinco dias para Bolsonaro se manifestar sobre ataque às urnasPara ajudar Bolsonaro nas pesquisas, Auxílio Brasil pode ser antecipadoOs números se mantiveram estáveis em comparação ao último levantamento. Em junho, Bolsonaro tinha 36%, e Lula, 45%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 1.500 pessoas, entre 15 e 20 de julho, por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento mostra que o petista venceria com 47%, contra 37% de Bolsonaro.
Nos cenários testados pela pesquisa, além de Bolsonaro, Lula também venceria na disputa contra Simone Tebet e Ciro Gomes. Bolsonaro também derrotaria os dois candidatos.
Em relação à rejeição, o levantamento aponta que 46% dos eleitores não votariam de forma alguma em Bolsonaro, se a eleição fosse hoje, e 40% não votariam em Lula.
A pesquisa também mostra que 48% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Para 10%, a gestão é ótima.
Convenções
Nesta quinta-feira (21/7) deve ser oficializada a chapa Lula-Alckmin para a candidatura à Presidência da República. O PT e a Federação Brasil da Esperança vão realizar as convenções nas dependências do Novotel Jaraguá, em São Paulo.
Já a convenção do Partido Liberal (PL) está marcada para domingo (24/7), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, quando deve ser oficializada a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição.