O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, por ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência nas eleições deste ano, e a ministros do STF. A Polícia Federal (PF) prendeu Ivan, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (22/7).
Leia Mais
Lira sobre falas de Bolsonaro a embaixadores: 'Desnecessárias'Presidente da FUNAI é recebido sob novos protestos em MadriDilma sobre Temer: 'Golpista. A história não perdoa traição'André Janones, do Avante, terá o apoio do Agir 36 na corrida presidencialÉ falso que Lula tenha sido recebido aos gritos de 'ladrão' em GaranhunsQuem é Ivan 'Papo Reto'; bolsonarista de BH preso por ameaças a Lula e STF'Vamos caçar você': as ameaças feitas por bolsonarista a Lula e ministros Lula sobre Kalil: 'Vai governar Minas com o coração'"Eu vou dar um recado para a esquerda Brasileira, principalmente pro Lula. Desgraçado, bota o pé na rua que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você, essa Gleisi Hoffmann, esse Freixo, frouxo do caralho. Todos que cercam você", declarava Ivan em vídeo publicado nas redes sociais.
"Mas principalmente esses vagabundos do STF, se eu fosse você, Barroso, Fachin, Fux, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na puta que pariu, nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo. Vocês são vendidos", completava as ameaças.
Segundo o STF, o ministro também determinou o bloqueio das redes sociais do acusado e a busca e apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e "outros dispositivos que tenham relação com os fatos".
O prazo da prisão é, inicialmente, de cinco dias, visando à garantia da integridade física dos envolvidos e à conclusão da investigação.