É falso o vídeo que mostra o ex-presidente Lula sendo hostilizado aos gritos de “ladrão” em Garanhuns, em Pernambuco. As imagens, na verdade, são da chegada do petista ao aeroporto de Teresina, no Piauí, durante visita àquele estado no dia 17 de agosto de 2021. Além disso, o áudio original da peça foi adulterado, sendo sobreposto a gritos de “ladrão”, “genocida” e “sequestrador do Brasil”.
No vídeo original, Lula não foi alvo de xingamentos ao ser recebido por aliados. Apenas cumprimentou autoridades locais, ao descer de uma van, ainda na pista do aeroporto de Teresina. Entre elas o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) e a governadora daquele estado, Regina Sousa (PT).
Leia Mais
Postagem engana ao associar o PT e Lula a apreensão de drogas no MS'Vamos caçar você': as ameaças feitas por bolsonarista a Lula e ministros PF prende em BH homem que ameaçou Lula e ministros do STFJanones: 'Bolsonaro é um pilantra que não quer trabalhar'Os argumentos a favor do dia do trabalho mais curtoEx-conselheiro de Trump é condenado por desacato à CPI do CapitólioEm imagens publicadas pelo portal Piauí Hoje, no dia 17 de agosto de 2021, outros ângulos do vídeo da chegada de Lula ao aeroporto de Teresina mostram que o petista foi recepcionado por aliados e fotógrafos na pista do terminal, sem hostilidade.
Aeroporto confirma recepção tranquila
Já em Pernambuco, onde Lula esteve no último dia 20, a administração do aeroporto de Garanhuns também confirma, em nota, que a recepção de Lula no terminal ocorreu sem intercorrências, e que não houve permissão de acesso de pessoas não autorizadas à pista do terminal da cidade.
“A recepção dentro da área de segurança operacional do Aeroporto ocorreu de forma tranquila e rápida”, informou o aeroporto.
O Comprova também procurou o autor do vídeo original, com o áudio sem xingamentos ao ex-presidente Lula, por meio de mensagem no Instagram e por e-mail, mas não obteve retorno.
Para atestar como foi a recepção na chegada do ex-presidente Lula em Garanhuns, o Comprova procurou a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, responsável pelo terminal, que orientou contato com a administradora do aeroporto, a DIX Empreendimentos.
Chegada em Garanhuns
Lula cumpriu agenda em Pernambuco nessa quarta (20/7) e quinta-feira (21/7). O petista desembarcou em Recife no último dia 19 e seguiu para Garanhuns na manhã do dia 20, como mostra agenda publicada no Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio.