Vendedores ambulantes de toalhas temáticas com o rosto dos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estão contabilizando as vendas como parâmetro para uma pesquisa sobre as eleições de 2022.
Leia Mais
BTG Pactual: 47% avaliam governo Bolsonaro ruim ou péssimo; 36% aprovamPesquisa: para 38%, queda do preço dos combustíveis se deve ao governo Pesquisa: Bolsonaro tem 58% de rejeição; Lula, 42% Auxílio de R$ 600 terá custo adicional de até R$ 60 bilhões em 2023
Os resultados postados nas redes sociais ganharam o apelido de ‘DataToalha’, em referência às pesquisas eleitorais do Instituto DataFolha.
Um perfil postou um vídeo em que pergunta aos vendedores qual produto está saindo em maior quantidade: Bolsonaro ou Lula. Um dos entrevistados, que se identifica como LC, responde que a demanda por toalhas do ex- presidente é alta e, por isso, coloca mais unidades em exposição.
Em alguns casos, os comerciantes escrevem em uma plaquinha quantos produtos foram vendidos.
Leia mais: Datafolha: Lula tem 20 pontos a mais do que Bolsonaro em Minas
Nas redes sociais, usuários apontam que essas placas contabilizando as vendas de produtos podem ser uma estratégia dos comerciantes que se apoiam na polaridade politica para incentivar a compra.
Marketing Político
O termo se popularizou nas redes sociais e foi usado por petistas para comprovar o favoritismo de Lula na corrida presidencial. O perfil oficial do candidato a presidente comentou o vídeo dos comerciantes afirmando que as toalhas vermelhas vendem mais do que as de Bolsonaro.
"Disparado no DataPovo e no DataToalha", escreveu a equipe de marketing e gerência de campanha de Lula.
"Disparado no DataPovo e no DataToalha", escreveu a equipe de marketing e gerência de campanha de Lula.
O perfil DataToalha no Twitter é apoiador do Lula e promove campanha para eleger o petista em primeiro turno. "DataToalha Instituto de Pesquisa do Lula no Primeiro Turno", diz a bio do usuário.