Os resultados postados nas redes sociais ganharam o apelido de ‘DataToalha’, em referência às pesquisas eleitorais do Instituto DataFolha.
Um perfil postou um vídeo em que pergunta aos vendedores qual produto está saindo em maior quantidade: Bolsonaro ou Lula. Um dos entrevistados, que se identifica como LC, responde que a demanda por toalhas do ex- presidente é alta e, por isso, coloca mais unidades em exposição.
Em alguns casos, os comerciantes escrevem em uma plaquinha quantos produtos foram vendidos.
presenciando ele
%u2014 bia (@biallgt) July 24, 2022
o datatoalha pic.twitter.com/6NIeESrcuJ
O DataToalha é muito transparente (ao contrário de certos governo), você pode acompanhar a apuração em tempo real. pic.twitter.com/ErXKGXBCn6
%u2014 Erick Marques (@oerickmarques) July 23, 2022
Leia mais: Datafolha: Lula tem 20 pontos a mais do que Bolsonaro em Minas
DataToalha!#LulaPresidente #HaddadGovernador#VamosJuntosPeloBrasil pic.twitter.com/yclQYahvrM
%u2014 Distopia Brazil (@DistopiaBrazil) July 25, 2022
Nas redes sociais, usuários apontam que essas placas contabilizando as vendas de produtos podem ser uma estratégia dos comerciantes que se apoiam na polaridade politica para incentivar a compra.
o datatoalha é um golpe de marketing incrível. Um verdadeiro "separar o otário do dinheiro dele"
%u2014 Dmitry Rocha (@dmitryrocha) July 25, 2022
Marketing Político
"Disparado no DataPovo e no DataToalha", escreveu a equipe de marketing e gerência de campanha de Lula.
A maior faculdade de marketing do planeta chama-se BRASIL. #DataToalha https://t.co/lm3TUIgE5w
%u2014 Um tatu bola disfarçado de gente. (@Tatiane21887756) July 25, 2022
Disparado no DataPovo e no DataToalha. #EquipeLula https://t.co/3ISK0Jr8ht
%u2014 Lula (@LulaOficial) July 23, 2022