O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) começou a receber, nesta quarta-feira (27/7), os pedidos de registro para o pleito deste ano. O Patriota foi o primeiro partido a lançar no sistema da Justiça Eleitoral os dados de seus candidatos. A legenda enviou informações referentes a 53 postulantes a uma vaga na Câmara Federal; a chapa da sigla para a Assembleia Legislativa tem 51 nomes.
Leia Mais
Justiça Eleitoral determina que Zema exclua postagem nas redes sociaisZema sobre Bolsonaro: 'Tem feito aquilo que é possível pelo Brasil'Zema: Kalil fez gestão 'inadequada' em BH e 'não é adepto a pagar dívidas'MDB confirma candidatura de Simone Tebet ao Planalto"A Fé do Cruzeiro" vai se candidatar a deputado estadual. Os três representantes do Patriota na Assembleia - Roberto Andrade, Doorgal Andrada e Professor Irineu - tentarão a reeleição.
Para a Câmara dos Deputados, a principal aposta é o bombeiro Pedro Aihara, porta-voz da corporação em Minas Gerais. O oficial ganhou cartaz a partir da operação feita em Brumadinho após o rompimento da mina Córrego do Feijão, em janeiro de 2019. Como mostrou o Estado de Minas no início do mês, Aihara é uma das esperanças da sigla para puxar votos e arrematar assentos em Brasília (DF). Fred Costa, que tem mandato no Congresso, tentará renová-lo, bem como Doutor Frederico.
O Patriota foi o primeiro partido a fazer sua convenção estadual. Na reunião, ocorrida na quarta-feira passada (20), a agremiação bateu o martelo sobre a composição de suas chapas proporcionais, mas não cravou os rumos que tomará no pleito proporcional. A tendência, no entanto, é que o partido apoie a reeleição de Romeu Zema (Novo), uma vez que Roberto Andrade é o líder do governo no Legislativo estadual.
Os partidos têm até o próximo dia 5 para fazer as convenções. O prazo para registro das candidaturas vence em 15 de agosto. Todos os nomes apresentados pelo Patriota ainda aguardam aval da Justiça Eleitoral.
Mais de 400 candidatos registrados por todo o país
Até às 16h de hoje, o DivulgaCand, sistema da Justiça Eleitoral que compila as candidaturas oficialmente apresentadas aos tribunais regionais, aponta o envio de 417 fichas de candidaturas.O primeiro partido a divulgar seus postulantes foi o Novo, no Mato Grosso, ainda no domingo (24). As páginas dedicadas aos candidatos contêm informações como data de nascimento, estado civil, gênero, número na urna e relação de bens declarados.
Apesar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Leonardo Péricles (Unidade Populares) terem sido oficializados por suas siglas na corrida ao Palácio do Planalto, nenhum deles consta ainda no DivulgaCand.
O sistema armazena, também, as atas das conferências feitas durante a janela de convenções. Em Minas, a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), além de 13 outros partidos, enviaram documentos oficializando que fizeram reuniões para traçar os rumos eleitorais.
Atas de convenções já no sistema
A ata do PSD, por exemplo, aponta que o partido decidiu encabeçar a coligação "Juntos pelo Povo de Minas", com Alexandre Kalil como candidato ao governo e Alexandre Silveira na vaga de postulante ao Senado.
O Novo, por sua vez, anexou um documento formalizando a candidatura de Romeu Zema (Novo) à reeleição e a decisão de apoiar, para o Senado, o deputado federal Marcelo Aro, do PP.
O DivulgaCand serve, ainda, para que o eleitor acompanhe a prestação de contas dos candidatos. Doações e gastos com materiais de campanha e contratação de pessoal devem constar na página.