29/07/2022 12:19
-
atualizado 29/07/2022 14:50

A partir das 8h deste sábado, ocorrerá a convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, e terá a presença de Tebet.
O nome favorito ao posto de senador na chapa de Zema é do deputado federal Marcelo Aro (PP-MG), outro confirmado. A ALMG pode ser palco de encontro de presidenciáveis em caso de atraso do evento do MDB.
Isso porque, às 14h, no mesmo local, está marcada a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), legenda de Ciro Gomes. Ele é aguardado na capital mineira para participar do evento.
A legenda não conta com um nome para governador e estuda alianças com outros partidos, como o PSDB, que deve ter Marcus Pestana (PSDB) como nome ao Governo de Minas. Estuda-se também o lançamento do vereador belo-horizontino Bruno Miranda (PDT) como nome ao Senado.
O Solidariedade (SD), que apoiará Zema em Minas, também fará convenção na ALMG, mas às 8h. Já às 15h, longe da Assembleia, na Casa Mandato Federal Áurea Carolina, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) realiza evento para lançar Lorene Figueiredo (Psol) como nome ao Governo de Minas. Também amanhã, a Unidade Popular (UP) vai oficializar Indira Xavier como postulante ao Palácio Tiradentes.
A professora Sara Azevedo (Psol) também deve ser confirmada como nome na disputa ao Senado. Mesmo com apoio nacional a Lula (PT), candidato à Presidência, o Psol vai enfrentar nomes apoiados pelo petista em Minas: Alexandre Kalil (PSD), candidato ao governo mineiro, e Alexandre Silveira (PSD), senador candidato à reeleição.
PSB
No domingo, às 10h, o PSB fará sua convenção na Assembleia, com a presença de Kalil, Silveira e apoiadores.
O PSB declarou apoio a Kalil e retirou a candidatura de Saraiva Felipe (PSB) da disputa ao governo mineiro.
O Pros também fará convenção no domingo, mas às 9h. Todos de domingo acontecerão na Assembleia de Minas, em espaços distintos dentro do Legislativo.
Prazo
A confirmação de todos os nomes e do cenário completo da eleição será feita até 5 de agosto, data limite para realização das convenções partidárias. Depois, os partidos têm até o dia 15 do mesmo mês para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dos citados, outros candidatos podem surgir.
