Na manhã desta sexta-feira (29/7), André Janones (Avante) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidatos à Presidência da República, tiveram uma interação no Twitter em que deixaram uma possível aliança no ar.
André Janones criticou os outros candidatos Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet por ter sido ignorado. Em contrapartida, o deputado federal elogiou Lula pela humildade em convidá-lo publicamente para uma conversa.
Lula, então, respondeu ao tuíte, afirmando que ligaria para o possível aliado.
Janones já havia sinalizado ser oposição a Bolsonaro, uma vez que o presidente faz ataques a instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de hostilizar jornalistas e opositores políticos.
Leia Mais
Janones para Lula: 'Convite aceito. Vamos conversar'Lula considera orçamento secreto pior que mensalãoBolsonaro 'assina' manifesto em favor da democracia em rede socialJanones: 'Se Lula pegar as minhas propostas, eu retiro a candidatura'PSB formaliza apoio à campanha de Lula com AlckminCiro diz que se não ganhar a eleição deste ano, não concorre maisCarta da USP em defesa da Democracia já reúne mais de 400 mil assinaturas"Fico ao lado da democracia, ao lado da defesa das nossas instituições, da liberdade de imprensa, do meu direito, seu direito e de todos nós, de discordarmos, debatermos sem que isso implique risco direto à nossa vida", disse ele, durante sabatina da GloboNews.
Na última pesquisa eleitoral do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28/7), Janones aparece com 1% de intenção de votos. Na mesma pesquisa Lula se mantém na liderança com 47%, seguido de Bolsonaro com 29%.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.