Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República nas eleições de outubro de 2022, referendou neste sábado (30/07) o apoio do PDT ao PSDB e ao nome de Marcus Pestana (PSDB) ao Governo de Minas. O aceno pela aliança ficou claro pouco antes, durante a convenção eleitoral do partido.
A tendência é que a chapa seja encabeçada por Pestana e que Bruno Miranda (PDT), vereador de BH, seja o nome ao Senado. Antes de falar sobre Pestana, Ciro questionou se Alexandre Kalil (PSD), outro nome ao governo estadual, terá fôlego com apoio de Lula (PT), e os movimentos de Romeu Zema (Novo) e do Novo, que fez proposta para se aliar ao PL, legenda do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia Mais
Ciro Gomes: 'se eu quisesse vender o Brasil', já teria sido presidenteKalil em Congonhas: 'Zema foi se ajoelhar no pé do Bolsonaro'Duda Salabert desiste de candidatura ao Senado PDT: Bruno Miranda é candidato ao Senado por MinasCiro Gomes participa de evento do PDT em BHCiro Gomes é Mestre dos Magos em nova paródia e vira meme nas redesKalil diz que vai desmentir marqueteiros de Zema com númerosRede e PSB oficializam apoio a Kalil ao governo de MinasPros reforça independência nacional e em Minas durante convenção Simone Tebet comete gafe em convenção do MDB em MG e chama Zema de 'Zuma'"O que eu quero lembrar é que não faz um ano, quero dizer, não faz dois anos, um ano e meio atrás, eu estava ajudando o Kalil, não estou arrependido disso, e o PT tirou com com um bom quadro, acho que o sexto lugar em Belo Horizonte com o Nilmário Miranda. Será que esse antipetismo generalizado sumiu? Escafedeu-se? Acho improvável. Quer ver? Espere um pouco, que o povo mineiro vai eleger Pestana governador", completou.
Lula e Bolsonaro "lambanceiros"
Bolsonaro e Lula, rivais de Ciro no pleito, foram chamados de "lambanceiros" pelo pedetista. "A gente precisa ter muito cuidado para não entrar na lambança do Bolsonaro e do Lula, que são dois lambanceiros profissionais bastante habilidosos. O que está acontecendo do lado do Bolsonaro? Você tem uma inflação, que na sexta básica, no consumo popular, passa de 30%. Você tem um salário mínimo brasileiro com o pior poder de compra dos últimos 20 anos", listou junto a outras questões.
O presidenciável também afirmou que Bolsonaro está cercado de pessoas corruptas, como filhos e ex-mulheres, e que tem um governo corrupto. Sobre Lula, o pedetista questionou o fato de o petista ter colocado o chamado orçamento secreto como mais grave que o mensalão.
Ciro em BH
Estava prevista a presença de Ciro Gomes e apoiadores neste sábado para a convenção eleitoral do PDT, iniciada às 14h na Assembleia, na capital mineira. Contudo, Ciro atrasou, segundo ele, por causa de outras agendas - esteve nas cidades de São Paulo-SP, Curitiba-PR e Porto Alegre-RS neste sábado.
A convenção aconteceu, os deputados foram lançados, a aliança com o PSDB ficou clara - deve ser confirmada no evento dos tucanos, na sexta-feira -, e Ciro não apareceu. O presidenciável chegou à ALMG por volta das 18h30.
O evento contou com novos discursos de Bruno Miranda, Marcus Pestana e Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, e Ciro Gomes.