Jornal Estado de Minas

ELOGIOU OU MACHISMO?

Lançamento de chapa de Tebet é marcado por 'elogios' em tom machista

Mesmo sendo a primeira chapa entre partidos formada integralmente por mulheres para presidente do Brasil, a confirmação de Mara Gabrilli (PSDB) como vice na campanha de Simone Tebet (MDB) ao Planalto foi marcada por “elogios” com tom machista. 





Durante discurso, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que a "docilidade das mulheres pode unir o Brasil".

"Ela também traz para a nossa campanha junto com a Simone a mensagem de que só o amor e a docilidade da mulher podem unir de novo esse país", afirmou o senador.

LEIA TAMBÉM: 
Simone Tebet: quem é a mulher que deve comandar a terceira via

Em outro momento da fala, Jereissati, que era cotado para vice de Simone, afirmou que Elena Landau, que coordena a área econômica da campanha, às vezes é um pouco rebelde. "Mas a gente controla", brincou.

Durante fala também feita no evento, José Serra (PSDB) elogiou a aparência de Tebet e Gabrilli e falou que elas estavam bonitas. "Se produziram hoje. Nisso eu presto atenção. E o Tasso presta muita atenção também.”





Ao falar sobre o fato histórico, de ter duas mulheres de legendas diferentes em uma chapa presidencial, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse que ter dois homens como candidatos “é a lógica”.
 
Chapa entre Tebet e Gabrilli, que formam parte da bancada feminina no Senado, é a terceira 100% feminina da história (foto: Assessoria Simone Tebert/Divulgação)
 
Confirmada na última quarta como candidata à Presidência na convenção do MDB, Tebet é a nona mulher a disputar a Presidência – depois dela, Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) – essa última, que já havia disputado o cargo em 2018 – também foram aprovadas por seus partidos.

LEIA TAMBÉM: 
Simone Tebet: 'Tinha dúvidas se uma chapa 100% feminina seria aceita'


Já a chapa entre Tebet e Gabrilli, que formam parte da bancada feminina no Senado, é a terceira 100% feminina da história brasileira desde a redemocratização – a primeira, no entanto, a ser composta por partidos que estão representados no Congresso.




 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.