O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) disse, nesta terça-feira (2/9), ter abdicado de sua pré-candidatura ao Senado Federal em prol da "união" do grupo que circunda o presidente Jair Bolsonaro, também filiado ao PL. Mais cedo, os liberais se reuniram em Brasília (DF) e decidiram que o candidato do presidente ao Senado no estado será o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC).
Leia Mais
Bolsonaro em Montes Claros: agenda terá motociata e encontro com liderançasAlexandre Silveira chama Paulo Guedes de 'empregado do sistema financeiro'Após flerte com Zema, PL oficializa candidatura de Carlos Viana em MinasBolsonaro afirma que participará de debates com ou sem LulaBolsonaro garante Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023, caso reeleitoBolsonaro lamenta ausência do Novo em palanque: 'Tentamos de toda maneira'"Em nome de um projeto para Minas e para o Brasil, ficou decidida hoje a retirada do meu nome da disputa pelo Senado. Creio que neste momento precisamos de união acima de tudo, com um único propósito: reeleger o nosso presidente Jair Bolsonaro", disse, em contato com o Estado de Minas.
O futuro político Álvaro Antônio, ex-ministro do Turismo, será decidido na próxima sexta-feira (5), em conversa com Bolsonaro. No mesmo dia, o presidente estará em Montes Claros, no Norte mineiro.
A pré-candidatura do deputado federal ao Senado foi anunciada no início de abril. Há duas semanas, o PL fez a sua convenção, mas não oficializou a participação de Álvaro Antônio na corrida rumo à Câmara Alta do Congresso Nacional. A decisão foi delegada à Executiva estadual da sigla.
A candidatura de Viana também não foi ratificada durante a convenção. O PL optou por adiar a decisão em prol de um possível acordo com o governador Romeu Zema (Novo) por apoio a Bolsonaro já no primeiro turno. Contudo, como mostrou mais cedo o EM, as tratativas não tiveram final feliz.
Cleitinho no 'EM Entrevista'
Nesta quarta-feira (3), Cleitinho Azevedo será sabatinado por jornalistas do Estado de Minas. Ele participará do podcast de Política "EM Entrevista". Oficialmente, o deputado estadual ainda é pré-candidato. Isso porque a conferência do PSC para homologá-lo está agendada para sexta-feira.
Na sexta-feira passada (29), uma pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelo EM, apontou que Cleitinho tem 12,7% das intenções de voto, ante 9,2% de Alexandre Silveira (PSD). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-09704/2022 e BR-05714-2022