"Buscamos uma comunhão de propósitos democráticos em todas as relações, internas ou externas. Diante do encurtado período de presidência, tentamos impulsionar na Justiça Eleitoral à defesa intransigente e impávida da democracia", disse.
Na próxima terça-feira (16/8), Alexandre de Moraes assume o comando da Corte, a menos de dois meses do primeiro turno das eleições. Fachin destacou o trabalho da Justiça Eleitoral para afastar os ataques às urnas eletrônicas.
"A transparência é um dos elementos mais relevantes para aferir a qualidade da democracia. O processo eleitoral é transparente e se mostra aberto à fiscalização, tanto na ótica do eleitorado quanto dos atores políticos, mediado por uma instituição confiável e dialógica. Este TSE tem disponibilizado informações, justificado decisões e estabelecido um fluxo comunicativo que se traduz em governança horizontal e democrática", disse.
Presente na cerimônia, Alexandre de Moraes exaltou o trabalho de Fachin à frente da Corte. "Vossa excelência em nenhum momento deixou que esses ataques interferissem no mais importante, que é a condução da Justiça Eleitoral no caminho das eleições de 2022", disse.
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE