De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estima-se que uma a cada quatro jovens já faltou à escola por não ter acesso a absorventes. Com isso, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em 2° turno, nesta quinta-feira (11/8), o Projeto de Lei (PL) que garante a distribuição dos itens fundamentais para a saúda da mulhe na rede pública de ensino da capital mineira.
Leia Mais
Manifestação em defesa de eleições livres acontece nesta quinta (11) em BHAto em BH amplia coro por defesa à democraciaPT e partidos aliados traçam estratégias para ato de Lula em BHDeputada Beatriz Cerqueira recebe novas ameaças de vereador de Mário CamposCiro e d'Avila vão participar de evento empresarial em BH nesta sexta (12)“Em janeiro de 2020 apresentei ao então prefeito Alexandre Kalil o tema da dignidade menstrual. Ele se sensibilizou e pediu para que eu construísse essa política com as secretarias de governo”, contou.
Ela ressaltou que o gasto para o município era um valor pequeno em comparação ao bem que a política pública poderia fazer a todas as meninas que necessitam do item. “A distribuição gratuita de absorventes para todas as estudantes da capital representaria 0,012% do orçamento da educação - valor minúsculo comparado à importância dessa política pública”, escreveu.
Logo depois, a parlamentar disse também que o tema foi debatido nos conselhos municipais, que também foram favoráveis. “Em seguida, criamos com a prefeitura um questionário que foi apresentado às escolas do município, perguntando se a comunidade escolar era favorável à distribuição de absorventes. Perguntamos também outras questões ligadas à dignidade menstrual”, disse.
“Após ouvir escolas, conselhos municipais e economistas,entrei em contato com a Secretaria de educação de São Paulo para entender como o programa de dignidade menstrual foi construído por lá. Depois desses acúmulos, construímos o PL de dignidade menstrual que foi hoje aprovado em 2º turno”, concluiu.
Após a votação de hoje, o projeto seguirá para ser sancionado pelo Executivo municipal.