A fala se deu após Zema não participar de debate realizado pela TV Band Minas no último domingo (7) entre candidatos à eleição para o Governo de Minas. Zema estava recluso desde a terça-feira (2) da semana passada, quando sentiu uma indisposição.
"Primeiro, o governador Zema não foi por uma questão de saúde", iniciou d'Ávila, em entrevista coletiva antes de participação no Conexão Empresarial, evento em Belo Horizonte.
Leia Mais
Pesquisa: 36% dos entrevistados não conhecem Kalil; 68% não conhecem VianaPesquisa Genial/Quaest: Zema tem 46% contra 24% de KalilKalil passa à frente de Zema em pesquisa quando nome é associado a LulaPestana diz que sua candidatura é para o povo não 'esquecer' o PSDBPSDB fala em 'desrespeito à democracia' após Zema demitir equipe de BrantMichelle Bolsonaro tira foto com mulher de Guilherme de Pádua em BH"Agora, nós nunca vamos fugir do debate. Inclusive, um governo que tem uma entrega extraordinária no estado, não tem porque fugir, é ao contrário. O governador tem que aproveitar os debates para mostrar o que ele já entregou para o estado de Minas Gerais", completou.
Zema retomou as agendas externas no dia seguinte ao debate, segunda-feira (9). O governador também participou do evento empresarial em BH.
Zema vai apoiar d'Ávila para Presidência da República e terá o deputado federal Marcelo Aro (PP-MG) como nome ao Senado. O candidato a vice-governador será Mateus Simões (Novo).
Eleições 2022
Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Vera (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP) e Eymael (DC) são nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República além de d'Ávila.
Para o Governo de Minas, fora Zema, Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (Psol), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) estão na disputa.
Já ao Senado, Alexandre Silveira (PSD), Cleitinho (PSC), Bruno Miranda (PDT), Sara Azevedo (Psol), Dirlene Marques (PSTU), Naomi Coura (PCO), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Irani Gomes (PRTB) também estão na disputa por Minas.
As eleições acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.