A pesquisa Ipec (ex-Ibope) para a presidência da República aponta que Jair Bolsonaro (PL) é o candidato mais rejeitado entre os eleitores. De acordo com os números divulgados na noite desta segunda-feira (15/8), 46% do público afirmou que “não votaria de jeito nenhum” no atual chefe do Executivo, que tenta reeleição. Logo depois vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 33%.
Leia Mais
Pesquisa Ipec indica chance de vitória de Lula no primeiro turnoJustiça ordena Zema a apagar post sobre nomeações feitas por PimentelApoiadores de Bolsonaro em Juiz de Fora: 'Vai ser histórico'Começa a corrida pelo poderOutros 5% dos eleitores não votariam em Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Soraya Thronicke (União).
A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas, entre 12 e 14 de agosto, em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04035/2022.
Intenções de voto
Ainda de acordo com a pesquisa, no primeiro levantamento após o registro das candidaturas, Lula apareceu com 44% das intenções de voto. Bolsonaro chegou a 32% do eleitorado.
Ciro Gomes (PDT) vem logo a seguir na disputa, ao obter 6% das intenções de voto. Para 2% dos eleitores, a senadora Simone Tebet (MDB) é a mais preparada nas eleições. Confira o ranking:
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Constituinte Eymael (DC): 0%
- Felipe d’Avila (NOVO): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Pablo Marçal (PROS): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (UNIÃO): 0%
- Branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 7%