Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro critica imprensa e é recebido aos gritos de mito em Juiz de Fora


Juiz de Fora (MG) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou no Aeroporto da Serrinha em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, por volta das 10h desta terça-feira (16/8). Na sequência, em recepção no Aeroclube, um espaço anexo, o presidente conversou com líderes religiosos.





Ao sair, Bolsonaro, em rápida conversa com jornalistas, fez críticas à imprensa e ao seu principal adversário político, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fazendo referência à regulação dos órgãos de comunicação do país.

"Vocês sabem, né, que estão ameaçados. É o outro lá que fala em controlar a mídia. Vocês , mesmo me criticando, vão continuar empregados", declarou. 

Antes disso, o presidente comentou sobre a sensação de voltar à cidade. "É uma emoção estar aqui. São tempos difíceis. Eu renasci aqui em Juiz de Fora." 

Em motociata, Bolsonaro seguirá até o Centro da cidade, onde discursará, sob forte esquema de segurança, para apoiadores na Rua Halfeld, esquina com a Batista de Oliveira - o mesmo ponto onde, em 6 de setembro de 2018, o então candidato à Presidência da República, pelo PSL, foi esfaqueado por Adélio Bispo.



Com previsão de duas horas de duração, o pronunciamento do presidente está previsto para 13h. Após o término, às 15h, ele regressa ao aeroporto e embarca para Brasília.





O regresso de Bolsonaro à quarta maior cidade do estado marca o início de sua campanha eleitoral pela corrida ao Planalto. Esta é a segunda vez em um mês que o presidente volta à 'Manchester Mineira', como é conhecida Juiz de Fora. A primeira ocasião aconteceu em 16 de julho após o atentado.
À época, ele participou de um evento religioso e recebeu o título de cidadão honorário de Juiz de Fora - honraria concedida ainda em 2018, mas a homenagem aconteceu na penúltima visita, com as articulações de dois correligionários: o deputado federal Charlles Evangelista (PP) e a deputada estadual Delegada Sheila (PL).

Ainda no mês passado, ao discursar durante sua passagem pela Santa Casa de Misericórdia - hospital onde passou por cirurgia à época do atentado -, Bolsonaro chorou. "Pedi que minha filha não ficasse órfã", declarou, na ocasião.




Agora, em um novo capítulo, para além do tom simbólico - afinal foi aqui que o presidente afirmou ter 'renascido' -, o desembarque em terras juiz-foranas é estratégico, afinal Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 16,2 milhões de eleitores.

Candidato do PL ao governo estadual, Carlos Viana participa da organização do ato juntamente com o deputado estadual Bruno Engler (PL), um dos principais correligionários mineiros do presidente. Engler, inclusive, chegou em Juiz de Fora nessa segunda-feira (15/8) e acompanhou os preparativos da segurança na Rua Halfeld na noite de ontem.

Também estão na corrida presidencial Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo), Vera (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), Eymael (DC), Soraya Thronicke (União) e Roberto Jefferson (PTB).
As eleições 2022 acontecem em 2 de outubro, com possibilidade de segundo turno para o dia 30 do mesmo mês.