O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará voltar ao Palácio do Planalto neste ano, afirmou que seu candidato ao governo mineiro, Alexandre Kalil (PSD), fez um "excelente trabalho" à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. Ontem, em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, Lula teceu elogios ao aliado. Nesta quinta-feira (18/8), eles estarão juntos em um ato na Praça da Estação, no Centro da capital.
Leia Mais
Chico Pinheiro vai apresentar o comício de Lula nesta quinta-feira (18/8)Lula sobre corrupção: 'No meu governo houve investigação e transparência'Lula: 'Bolsonaro decidiu tentar enganar o povo às vésperas da eleição'Lula: Bolsonaro 'faz palhaçada' em vez de governar; leia toda a entrevista TSE ordena que Damares apague vídeos que associam Lula a drogasLula celebrou, ainda, a aliança com o senador Alexandre Silveira. Também filiado ao PSD, ele tentará a reeleição com o apoio do PT.
"Ele (Lula) e o Alexandre Silveira são os meus candidatos aqui em Minas porque são pessoas com capacidade de diálogo e disposição para o trabalho. Que é o que a gente precisa para superar as tragédias criadas por este desgoverno", completou, em tom crítico ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia também: Lula em BH: PT ajusta detalhes de ato e corre para fechar lista de oradores
A aliança entre Lula e Kalil foi selada no fim de maio. O evento de hoje será o primeiro ato público que unirá ambos desde junho, quando estiveram juntos em um palanque montado em Uberlândia, no Triângulo.
Para viabilizar a costura entre PT e PSD, o deputado federal petista Reginaldo Lopes abriu mão de disputar o Senado. Assim, foi possível garantir apoio do partido à reeleição de Silveira - o que, a reboque, garantiu apoio formal do PT à candidatura de Kalil. Coube ao partido de Lula, então, indicar o deputado estadual André Quintão para ser o postulante a vice-governador.
Silveira, também à reportagem, celebrou a oportunidade de estar novamente ao lado de Lula em um palanque.
"Vamos fazer um bonito encontro mostrando nossas propostas, reunindo aqueles que querem um país melhor, mais seguro, com mais paz e com a volta do desenvolvimento econômico e social", falou.
Lula celebra 'contribuições entusiasmadas' de Janones
Durante a entrevista ao EM, Lula também comentou a respeito do apoio dado pelo deputado federal mineiro André Janones. O parlamentar foi lançado candidato a presidente por seu partido, o Avante, mas abriu mão de estar na disputa para apoiar a chapa petista."Janones é uma jovem liderança que conhece a realidade do povo brasileiro, e que aprendeu a falar com o povo pela internet justamente por essa grande qualidade dele", disse.
Nas redes sociais, o deputado tem feito diversas postagens simpáticas a Lula e com críticas a Bolsonaro.
"Acho que ele (Janones) tem dado contribuições importantes, entusiasmadas, assim como todos os outros partidos e lideranças que estão conosco nesse movimento, como o (Geraldo) Alckmin, o Kalil e tanta gente que está se unindo a nós para devolver o Brasil a normalidade e o direito de uma vida digna aos brasileiros, com comida no prato e trabalho decente", pontuou Lula.