"Lula, guerreiro, do povo brasileiro", puxou. Anteriormente, ele fez uma adaptação ao hino de Minas Gerais: "Ó, Minas Gerais, quem vai com Lula não perde jamais".
Ele não perdeu a chance de citar o nome de seu clube do coração no ato. “Treze é Galo, mas a estrela nos une”, declarou.
E ainda disparou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL): “Não gosta de mulheres e LGBTs”.
E ainda disparou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL): “Não gosta de mulheres e LGBTs”.
Lula
O comício desta quinta-feira é o segundo ato público de Lula em BH em 2022. Em maio, o presidenciável discursou no Expominas, ainda sem a oficialização da união com Kalil. No mês seguinte, esteve em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde também esteve em palanque ao lado do ex-prefeito capital mineira e do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), candidato novamente ao posto parlamentar.
Lula afirmou que o colégio eleitoral de Minas terá importância na busca por votos em todo o país e garantiu que virá mais vezes ao estado. “Minas tem a diversidade e a complexidade do país. O país é grande, neste ano a campanha é muito curta, e esta é uma eleição para selar o compromisso dos brasileiros com a democracia, com a paz, com a inclusão social, com nossa soberania e independência”, disse.
Para consolidar a aliança de Lula com Kalil, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) teve que abrir mão da disputa no Senado. Logo, possibilitou que Alexandre Silveira se colocasse como o nome da chapa para o cargo. Dentro da articulação, o deputado estadual André Quintão (PT) foi confirmado como o vice de Kalil no governo.
Divulgada na última segunda-feira (15/8), a primeira pesquisa Ipec após o registro das candidaturas apontou que Lula venceria Jair Bolsonaro (PL) em Minas por 39% a 26%. Por sua vez, Kalil está 18 pontos porcentuais atrás do governador mineiro Zema (Novo), que tem 40% das intenções de voto, contra 22% do pessedista. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG%u201002868/2022.
Eleições 2022
Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República em 2022.
Para o Governo de Minas, Lorene Figueiredo (Psol), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) também correm pela cadeira de governador.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.