Assim que teve a vez da palavra durante o comício do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Praça da Estação, na noite desta quinta-feira (18/8), o ex-prefeito de BH e candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) disse que uma multidão marcou presença para “ouvir o maior líder social deste país”.
Leia Mais
Datafolha: Lula venceria Bolsonaro no 2º turno por 54% a 37%Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 32%Chico Pinheiro faz coro por Lula em BH: 'Guerreiro do povo brasileiro'Lula e Kalil em BH: fotos Lula diz não ter raiva: 'Esqueci dos 580 dias que me trancaram'Lula: 'o que está em jogo é democracia ou barbárie'O ex-prefeito de BH também valorizou o fato de o ato acontecer em sua cidade natal. Kalil ficou à frente da prefeitura de janeiro de 2017 a março de 2022 e disse que, quando esteve como governante, tentou "cuidar de gente".
"Eu sei que toda Minas Gerais está aqui, mas essa é minha cidade, presidente. Essa é a cidade que eu fui formado, é a cidade que eu nasci, é a cidade que eu amo, que meu pai nasceu, que minha mãe nasceu, que meus filhos nasceram e que meus netos nasceram. É a cidade que cuidei, com carinho. Porque governar é um ato de amor, governar é um ato de proteção, governar é um ato de cuidado. E foi isso que tentei fazer com a minha gente. Eu tentei cuidar da minha gente", disse anteriormente.
Lula
O comício desta quinta-feira é o segundo ato público de Lula em BH em 2022. Em maio, o presidenciável discursou no Expominas, ainda sem a oficialização da união a Kalil. No mês, seguinte, esteve em Uberlândia, no Triângulo, onde também esteve em palanque ao lado do ex-prefeito capital mineira e do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), candidato novamente ao posto parlamentar.
Lula afirmou que o colégio eleitoral de Minas terá importância na busca por votos em todo o país e garantiu que virá mais vezes ao estado. “Minas tem a diversidade e a complexidade do país. O país é grande, este ano a campanha é muito curta, e esta é uma eleição para selar o compromisso dos brasileiros com a democracia, com a paz, com a inclusão social, com nossa soberania e independência”.
Para consolidar a aliança de Lula com Kalil, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) teve de abrir mão da disputa no Senado. Logo, possibilitou que Alexandre Silveira se colocasse como o nome da chapa para o cargo. Dentro da articulação, o deputado estadual André Quintão (PT) foi confirmado como o vice de Kalil no governo.
Divulgada na última segunda-feira (15), a primeira pesquisa Ipec após o registro das candidaturas apontou que Lula venceria Jair Bolsonaro (PL) em Minas por 39% a 26%. Por sua vez, Kalil está 18 pontos porcentuais atrás do governador mineiro Zema (Novo), que tem 40% das intenções de voto, contra 22% do pessedista. O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG%u201002868/2022.
Eleições 2022
Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República em 2022.
Para o Governo de Minas, Lorene Figueiredo (Psol), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) também correm pela cadeira de governador.
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.