Pesquisa de intenção de voto para o Senado, realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados e divulgada com exclusividade pelo Estado de Minas, mostra que o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição, assume a liderança da disputa quando o seu nome é associado aos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao governo Alexandre Kalil (PSD).
Com apoio de Lula e Kalil, seus aliados, Silveira tem 28,1% das intenções de voto – mais de 10 pontos à frente do segundo colocado, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que tem 18%, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do também candidato ao Palácio Tiradentes, Carlos Viana (PL). O deputado federal Marcelo Aro (PP), apoiado pelo atual governador Romeu Zema (Novo), aparece em terceiro com 9,4%, segundo o levantamento.
Leia Mais
Lula em BH: Alexandre Silveira aposta em paródia de Tim MaiaLula é recebido em BH por Kalil e Silveira para ato na Praça da EstaçãoDisputa no Senado: veja quem são os candidatos de MinasBruno Miranda sobre disputa ao Senado em MG: 'Importante não é a largada'Justiça determina que Zema publique direito de resposta a PimentelSTF suspende decisão de desembargador que tornava Eduardo Cunha elegívelVeja a agenda dos candidatos à Presidência nesta sexta (19/8)Lula lidera e cresce entre mais ricos; Bolsonaro avança com evangélicos e diminui vantagem: 5 dados da nova pesquisa do DatafolhaEm outro cenário da pesquisa, quando os entrevistados são estimulados a responder em quem votariam, independentemente dos apoios políticos, Cleitinho tem 16,1% dos votos, enquanto Silveira tem 12%. Com esses números, os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida aparecem o deputado Marcelo Aro (PP), com 3,3%; Sara Azevedo (Psol), com 3,1%; pastor Altamiro Alves (PTB), com 2,9%; Bruno Miranda (PDT), com 2,1%; Irani Gomes (PRTB), com 0,9%; e a servidora pública aposentada Dirlene Marques (PSTU), com 0,6%. Os que ainda não decidiram em quem irão votar são 45,2%.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são informados dos nomes dos candidatos, o número de indecisos foi maior que todos os outros candidatos, com 67,5%. A "segunda colocação" ficou com o deputado estadual Cleitinho, que foi lembrado por 8,3%, e com Silveira, que teve 5,1%. Também na espontânea eles estão tecnicamente empatados.
É natural que o número de indecisos seja alto, segundo Domilson, devido ao nível de desconhecimento dos eleitores sobre os candidatos. "A disputa começa agora com uma maior exposição dos candidatos. A cada eleição que passa, as pessoas deixam para definir o voto mais próximo do dia do pleito, isso quando não decidem no próprio dia", disse.
O nível de confiança dos resultados vistos na pesquisa F5/EM é de 95%. Para a obtenção dos números, foram feitas 1.625 entrevistas presenciais entre os dias 15 e 18 de agosto. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-04382/2022 e BR-08433/2022.