Diferentemente do discurso adotado por vários meses antes da campanha em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse aos seus apoiadores na manhã deste sábado (20/8) que vai respeitar o resultado das eleições, mesmo não sendo eleito. Ele esteve em Resende, no Rio de Janeiro, e conversou com apoiadores na Via Dutra.
“A gente está nessa empreitada buscando a reeleição, se esse for o entendimento. Caso contrario, a gente respeita”, afirmou o presidente, que fez carreata no interior do estado.
“Nossa democracia, nossa liberdade acima de tudo”, acrescentou o chefe do Executivo.
Bolsonaro afirmou por diversas vezes que não aceitaria o resultado do pleito no caso de uma eventual derrota. Ele também colocou em dúvida a credibilidade do voto eletrônico, com ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente ambém deu a entender que houve fraudes na eleição de 2018, na qual venceu Fernando Haddad, candidato do PT.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.