Em entrevista ao Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (22/8), o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), voltou a defender o chamado ‘tratamento precoce’ contra a COVID-19. Questionado pela jornalista Renata Vasconcellos sobre seu comportamento na condução da pandemia, ele culpou a imprensa por um ‘desestímulo’ à autonomia médica.
Leia Mais
Bolsonaro no JN sobre gestão ambiental: 'Exemplo para o mundo'Bolsonaro para Bonner e Renata: 'Se vacinaram com vacina comprada por mim'Bonner para Bolsonaro no JN: 'O senhor pretendia dar um golpe?'Bolsonaro volta a minimizar números de mortes de crianças por COVIDBolsonaro esquece Guedes ao citar currículo de ministros de confiançaBolsonaro para Bonner sobre Centrão: 'Está me estimulando a ser ditador'O que estava escrito na mão de Bolsonaro durante o Jornal Nacional“O grande erro disso tudo foi um trabalho forte da grande mídia, dentre eles a Globo, desestimulando os médicos a fazer o tratamento precoce. Isso é conhecido como uma liberdade do médico. Quando algo é desconhecido, como até hoje é desconhecido alguns possíveis efeitos colaterais da vacina. Desaconselhar, inibir e ameaçar cassar o registro de médicos. Isso que foi errado durante a pandemia”, disse o presidente.
Bolsonaro é o primeiro dos candidatos ao Planalto a ser sabatinado pelo telejornal da Rede Globo. Neste ano, as entrevistas terão a duração de 40 minutos, 13 a mais que no ano passado. Ainda nesta semana serão entrevistados Ciro Gomes (PDT), na terça-feira (23/8); Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (24/8); e Simone Tebet (MDB), na sexta-feira (26/8).
No início do mês, a participação de Bolsonaro no JN foi posta em dúvida. Isso porque, inicialmente, ele queria ser entrevistado do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O Grupo Globo negou a proposta. Depois, o presidente aceitou comparecer aos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro (RJ).
O que você precisa saber sobre as entrevistas no JN:
Datas:
Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB)
Hora:
Sempre às 20h30
Duração:
40 minutos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.