Jair Bolsonaro (PL) afirmou em sabatina no Jornal Nacional nesta segunda-feira (22/8), que não há corrupção em seu governo. O candidato à reeleição foi questionado sobre sua relação com o ‘Centrão’, como são chamados os partidos de centro-direita que compõem a maioria no Congresso Nacional, incluindo o Partido Liberal, pelo qual o presidente tenta mais um mandato.
Leia Mais
Anitta 'traduz' cola na mão de Bolsonaro durante JN: 'Roubar obra do Lula'Bolsonaro sobre entrevista no JN: 'Pronunciamento de William Bonner'Bolsonaro: 'Urnas serão respeitadas se eleição for limpa e transparente'Bolsonaro no JN: quais foram as palavras mais usadas pelo presidenteCiro Gomes: 'É constrangedor ver um presidente mentir'Bolsonaro sobre simular falta de ar: 'Denunciando o Protocolo Mandetta'“No meu tempo não era Centrão, não existia Centrão. No meu tempo, esses partidos que eu já integrei não eram tidos como partidos do Centrão. Agora o importante: nós temos um governo sem corrupção, eu indiquei ministros pelo critério técnico. Eu não aceitei pressões de lugar nenhum para escalar ministros”, disse o candidato, que, em sequência, elencou nomes escalados para sua equipe de governo.
O presidente também questionou o uso da palavra ‘escândalo’ feito pelos âncoras do Jornal Nacional ao se referir à acusação de tráfico de influência que derrubou Milton Ribeiro do Ministério da Educação.
Centrão
Centrão é o nome dado ao bloco formado por partidos que se unem no Congresso Nacional e defendem seus interesses em conjunto “independentemente” de ideologia ou de que partido está no governo.
O termo é utilizado na política brasileira desde a formação da Assembleia Constituinte que deu origem à atual Constituição Federal, em 1988. Em sua carreira de mais de três décadas em cargos públicos, Bolsonaro foi filiado a vários partidos associados ao Centrão como o PFL, PSC, PPR, PTB, PP e o atual PL.
O que você precisa saber sobre as entrevistas no JN:
Datas:
Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB)
Hora:
Sempre às 20h30
Duração:
40 minutos
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.