O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta terça-feira (23/8), em solenidade no Palácio do Planalto, o coração de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. A relíquia chegou à sede do Poder Executivo de Rolls-Royce. A recepção ainda contou com subida na rampa em meio a honrarias militares, incluindo a participação dos Dragões da Independência, salvas de canhão, apresentação da esquadrilha da fumaça — com direito a formato de coração com a fumaça das aeronaves — e a apresentação de hinos, como o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I.
Acompanharam o presidente a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a médica Nise Yamagushi, que articulou com Bolsonaro e descendentes da Família Real o empréstimo inédito, além de descendentes como o deputado Luís Felipe de Orléans e Bragança. Também assistiu à cerimônia os ministro Augusto Heleno (GSI), Sérgio Nogueira (Defesa) e Ciro Nogueira (Casa Civil).
Leia Mais
André Janones bate-boca com youtuber no Twitter: 'Otário'Candidatos a presidente antecipam no YouTube propaganda na TV e rádioConfira como será a visita de Bolsonaro a Belo Horizonte nesta quarta (24) 200 anos da Independência: de Vila Rica ao IpirangaBicentenário da Independência: testemunhos da históriaRatinho desmente entrevista com Bolsonaro na hora de Lula no JNBolsonaro em BH: começam os preparativos para comício na Praça da LiberdadeO coração, conservado em um frasco com formol, chegou a Brasília na manhã de ontem para as comemorações de 200 anos de independência do país vindo de Portugal, transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma aeronave VC-99, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Após a solenidade, haverá ainda uma cerimônia de apresentação da relíquia ao corpo diplomático, no Palácio Itamaraty. É a primeira vez, em 187 anos, que o coração de D. Pedro I deixa a cidade do Porto para uma solenidade no Brasil. A relíquia ficará exposta por 20 dias em terras brasileiras, com visitação de estudantes de escolas públicas e ao público em geral, nos fins de semana, no Palácio do Itamaraty, de 25 de agosto a 5 de setembro.
Trânsito
O trânsito na Esplanada na região entre o Palácio do Planalto e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) sofreu alterações devido à cerimônia de recepção e exposição do coração do imperador Dom Pedro I.
Das 14h30 às 18h30, as vias S1 e N1 na Esplanada dos Ministérios, entre a Avenida José Sarney e a L4, foram interditadas para o trânsito de veículos. O desvio foi direcionado na S1 para a L2 Sul.