Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (24/8) mostra disputa acirrada entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente se mantém na liderança, com 41,7% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 37%. A diferença entre os dois candidatos é de 4,7 pontos.
Leia Mais
Quem são os empresários alvos da PF após mensagens sobre golpe'Quem não votou na última eleição pode votar nesta?': as respostas para essa e outras perguntas mais buscadasBruno Miranda: 'Temos que brigar contra a fome, a miséria e a intolerância'Bolsonaro em Betim: 'Cadê a turma da cartinha pela democracia?'Bolsonaro volta associar Lula ao PCC nas redes sociaisTSE dá 24h para YouTube retirar vídeo da CUT desfavorável a BolsonaroCiro Gomes (PDT) continua na terceira posição, com 7,3% dos votos. Em seguida, Simone Tebet, candidata pelo MDB, com 3,6%. Os demais presidenciáveis não alcançaram 1% das intenções de voto. Outros 4,1% dos eleitores declararam não saber ou não responderam. Os votos brancos e nulos totalizaram 6%.
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas, de 162 municípios brasileiros, no período entre 19 e 23 de agosto de 2022. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03138/2022.
Pesquisa estimulada de intenções de voto:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 41,7%
- Jair Bolsonaro (PL): 37%
- Ciro Gomes (PDT): 7,3%
- Simone Tebet (MDB): 3,6%
- Pablo Marçal (Pros): 0,4%
- Vera (PSTU): 0,2%
- Felipe d'Avila (Novo): 0,3%
- Leonardo Péricles (UP): 0,1%
- Soraya Thronicke (União): 0,1%
- Eymael (PDC): 0,1%
- Roberto Jefferson (PTB): 0,1%
- Sofia Manzano (PCB): 0,1%
Pesquisa espontânea
Lula também está na frente do candidato do PL na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. O ex-presidente tem 30% das intenções de voto e Bolsonaro 26,5%.
Na última pesquisa, o petista tinha 30,5% das intenções, enquanto Bolsonaro 26,9%. A variação dos presidenciáveis na pesquisa espontânea também não ultrapassou a margem de erro.
No total, 33,3% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem irão votar, enquanto 5,9% declararam voto nulo ou branco.