O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) publicou, na manhã desta quarta-feira (24/8), seu vídeo de campanha eleitoral. Na produção, o pedetista cria uma alusão entre a sua candidatura e o rompimento de uma barragem. O vídeo foi intensamente criticado nas redes sociais.
Na publicação, Ciro escreveu "A barragem arrombou", acompanhada de um vídeo que mostra o rompimento de uma barragem. "A maioria dos brasileiros não quer Lula nem Bolsonaro. São milhões de votos represados", aparece
"É muito artificial o que está acontecendo no Brasil. Parece uma barragem gigante, cheia de rachaduras. Sabe, se eu acerto uma dessas rachaduras, pode ter acontecido hoje à noite aqui. Sabe, se eu acerto esta barragem arromba... você vai ver", narra o candidato no vídeo.
Nas redes sociais a produção foi bastante criticada. "Confesso que estou incrédula com a sua campanha. Desde quando "barragem arrombar" é uma analogia positiva? Não preciso dizer que os últimos rompimentos, em Mariana e Brumadinho, devastaram famílias e comunidades inteiras, né? Acredito que isso é do seu conhecimento", escreveu uma internauta. ´
Defensores do candidato alegaram que o vídeo é claro e que não trata de uma alusão à tragédia de Mariana ou Brumadinho.
"Não existe contexto algum que "barragem arrombar" seja positivo. Especialmente em um país de tragédias como Mariana e Brumadinho", criticou uma usuária.
"Qualquer alusão à rompimento de barragens num país que ainda tem corpos soterrados por Brumadinho (um exemplo) é de péssimo gosto. Ninguém da campanha teve essa sensibilidade não?", questionou outro usuário.
* Estagiário sob supervisão da editora Ellen Cristie.