O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (26/8) que "não existe fome pra valer no Brasil". Ele foi convidado de um podcast de fisiculturismo na tarde de hoje.
Em participação no programa "Pânico" desta manhã, o presidente já havia questionado a fome no país quando falou que "não se vê gente pedindo pão".
Leia Mais
Fome que virou emergência no 190 expõe tragédia nacionalDe volta ao Mapa da Fome, Brasil tem 60 milhões com insegurança alimentarFome no Brasil quase dobra após dois anos de pandemia Homem é baleado no rosto após discussão com candidato a deputado no DFPropaganda eleitoral: Lorene exalta Lula; Viana se 'espelha' em BolsonaroBonner cobra resultados no MS e Tebet justifica: 'Eu era vice-governadora'Padre Júlio Lancelotti responde Bolsonaro: 'Eu vejo a fome todos os dias'Os outros seis lares – 125,2 milhões de pessoas – vivem a insegurança alimentar, numa escala que vai dos que têm alguma preocupação com a possibilidade de não ter alimentos no futuro até os que já passam fome.
Auxílio Brasil
Bolsonaro ainda citou o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que vai até o fim de 2022, cujo valor é de no mínimo R$ 600. "Quem por ventura está no mapa da fome, pode se cadastrar e vai receber. Não tem fila", disse.
Ele afirmou que as pessoas que discutem os dados da fome no país "mentem para ganhar votos".
"Se a gente for em qualquer padaria aqui não existe gente falando para você comprar um pão. Falando isso, eu esto perdendo votos. Mas a verdade você não pode deixar de dizer", declarou.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata