O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), candidato ao Senado pelo Paraná, criticou a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate entre candidatos à Presidência da República realizado pela Band, na noite deste domingo (28/08). Segundo Moro, ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública do governo BOlsonaro, faltam "condições morais" ao presidenciável.
Lula não tem condições morais de participar de um debate sobre corrupção. Ou ele mente ou ele foge das perguntas. Está completamente vulnerável a perguntas sobre este tema.
%u2014 Sergio Moro (@SF_Moro) August 29, 2022
O ex-juiz condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 2017, em caso relacionado a um triplex no Guarujá, em São Paulo. Em março de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava-Jato por considerar o ex-juiz parcial.
Eleições 2022
Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República em 2022. Contudo, eles não participaram do debate,
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.