O presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ex-presidiário durante debate da Band TV, neste domingo (28/8). O presidente pediu direito de resposta depois que o petista questionou sobre sua atuação durante a pandemia de COVID-19.
Lula falava para a candidata Simone Tebet (MDB) sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID e lembrou do decreto de 100 anos de sigilo para o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
“O que explica um sigilo de 100 anos para o ministro da Saúde que agiu de forma totalmente irresponsável? O que explica um presidente brincar com uma doença que matou 680 mil pessoas?”, disse o ex-presidente.
Ao pedir a palavra, Bolsonaro voltou a se exaltar. “Bem, é do Lula… ‘ainda bem que a natureza criou o coronavírus’, qual a moral o senhor tem para falar de mim, ô seu ex-presidiário? O sigilo de 100 foi criado pela Dilma. Uso para questões pessoais, como meu cartão de vacina e quem me visita no Alvorada. Orçamento secreto? Eu o verei. Não tenho nada a ver com isso. A vacina corromper? Tá de brincadeira. Cadê a corrupção? Só fake news e mentira a meu respeito”, afirmou Bolsonaro.
Em seguida, Lula pediu direito de resposta que foi negado pela produção da Bandeirantes.
Leia Mais
Lula para Soraya: 'A senhora não viu melhora, sua empregada viu'Bolsonaro para Tebet: 'Grande parte das mulheres do Brasil me ama'Tebet para Bolsonaro no debate da Band: 'Por que tanta raiva das mulheres?'Bolsonaristas ironizam fala de Lula sobre ter sido absolvido pela ONUPesquisa Ipec: diferença entre Lula e Bolsonaro é de 12 pontosLula para Bolsonaro: 'Num decreto só, eu vou apagar todos os seus sigilos'Bolsonaro termina debate criticando governos de Argentina, Chile e ColômbiaDebate na Band: internet elege Tebet como destaque da noiteFelipe d'Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Soraya Thronicke (União) e Ciro Gomes (PDT) participaram do debate da Band. Foi o primeiro duelo entre presidenciáveis na TV no âmbito das eleições de 2022.
Eleições 2022
Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República em 2022. Contudo, eles não participaram do debate,
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.