Em debate transmitido pela Band neste domingo (28/8), o candidato Ciro Gomes (PDT) fez críticas à gestão do Partido dos Trabalhadores no Brasil ao responder questionamento de Jair Bolsonaro (PL) sobre políticas públicas para auxiliar mulheres no atual governo.
Leia Mais
Lula para Soraya: 'A senhora não viu melhora, sua empregada viu'Bolsonaro para Tebet: 'Grande parte das mulheres do Brasil me ama'Tebet para Bolsonaro no debate da Band: 'Por que tanta raiva das mulheres?'Lula para Bolsonaro: 'Num decreto só, eu vou apagar todos os seus sigilos'Bolsonaro termina debate criticando governos de Argentina, Chile e ColômbiaDebate na Band: internet elege Tebet como destaque da noiteNa resposta, Ciro disse que o candidato do PL não trata “com a devida delicadeza e com a devida profundidade que todos nós devemos essa grave questão feminina” e, na sequência, criticou a gestão petista no Planalto.
“Setenta e oito de cada cem mulheres brasileiras estão no limite recorde de endividamento. Elas não vão sair dessa situação sem uma política pública. (...) O presidente Lula se zanga, às vezes, e é uma crítica que não é pessoal. O governo do PT transferiu para os bancos R$ 4,088 trilhões de juros. Eu fui fazer a conta, com o mesmo critério, transferiu com políticas importantes para o povo, R$ 330 bilhões para os pobres. Como nunca de verdade ninguém tinha feito nada pelos pobres, o pouquíssimo que o senhor (Lula) fez, parece muito”, respondeu.
Na sequência, Ciro Gomes disse que pretende manter medidas do governo Bolsonaro que avalia como positivas, mas finalizou criticando também a atual gestão do país.
“Eu não sou daqueles críticos que esquecem a realidade nem os limites, apenas o seu governo (Bolsonaro) não conseguiu responder nem a questão econômica trágica que herdou, porque é verdade que o senhor herdou uma tragédia econômica do PT e nem conseguiu mudar aquilo que foi promessa solene, a governança política do país. O senhor está filiado ao partido do Waldemar Costa Neto, a quem o Lula deu o DNIT para roubar no escândalo do mensalão, o Brasil não aguenta mais isso”, concluiu.
Debate na Band
O primeiro debate entre candidatos a presidente da República nas Eleições 2022 acontece neste domingo. E é organizado em Pool formado por Folha de São Paulo, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura.
Foram convidados seis presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Eleições 2022
Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) são outros nomes que se colocam como candidatos à Presidência da República em 2022. Contudo, eles não participaram do debate,
As eleições deste ano acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.