O Ipec (ex-Ibope) divulga, nesta terça-feira (30/8), pesquisas sobre a disputa aos governos em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e no Distrito Federal. Essa será a primeira rodada de levantamentos do instituto após o início do horário eleitoral gratuito na rádio e na TV.
Além do governo estadual, serão divulgados dados sobre a corrida ao Senado e à Presidência da República nos estados. Todas as cinco pesquisas foram realizadas entre 24 e 30 de agosto e contratadas pela TV Globo.
Minas Gerais
Na última rodada, divulgada em 15 de agosto, Romeu Zema (Novo) tinha 40%, seguido de Alexandre Kalil (PSD), com 22%. Na sequência, aparecem o senador Carlos Viana (PL), com 5%; Marcus Pestana (PSDB), com 2%; Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), com 1% cada.
A proporção dos que disseram que vão votar em branco ou nulo chega a 11%. Os indecisos representaram 15%.
Na mesma rodada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava sobre Jair Bolsonaro (PL) no cenário de Minas Gerais. O candidato do PT obteve 42% das intenções de voto, enquanto o atual presidente apareceu com 29%.
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes obteve 5% dos votos no eleitorado mineiro. Já a senadora Simone Tebet (MDB) chegou aos 2%.
A disputa em Minas se torna importante, já que todos os presidentes
eleitos democraticamente venceram no estado, que conta com o segundo maior colégio eleitoral do país.