O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, prometeu nesta terça-feira (30/8), que, se eleito, deve criar o Ministério da Segurança Pública, pasta que atualmente funciona junto com o Ministério da Justiça.
“Estamos propondo a criação do Ministério da Segurança Pública, aumentando a participação da União, sem interferir no papel dos estados hoje. Essa é uma reivindicação antiga”, disse Lula.
Leia Mais
Vera Magalhães sobre ataques de Bolsonaro: 'Misógino'MPF irá investigar distribuição de livro na PRF que indica a leitura da BíbliaFundo Eleitoral: Alexandre Silveira abre mão de recursos em campanhaBolsonaro: 'Qual o problema de comprar imóvel com dinheiro vivo?' Segurança pública é desafio para o terceiro governo de LulaIpec: Lula lidera em Minas com 45%, Bolsonaro tem 30%Morre, aos 92 anos, o ex-líder soviético Mikhail GorbachevJornalista é desmentida na Jovem Pan após fala sobre Lula e MSTCiro sobre post em que questiona saúde de Lula: 'Meio duro demais'No governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) a Justiça reunia as duas atribuições. Apesar disso, depois da saída de Alexandre de Moraes do ministério, para ocupar cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF), a pasta foi unificada.
Já no governo de Jair Bolsonaro (PL), houve novamente a fusão das duas pastas. Na época, Bolsonaro queria dar um “superministério” a Sérgio Moro.
Bolsonaro chegou a cogitar dividir o ministério novamente, mas ideia não foi para frente.
Bolsonaro chegou a cogitar dividir o ministério novamente, mas ideia não foi para frente.