Pesquisa do Instituto Ipec (ex-Ibope) para a disputa pelo governo de Minas Gerais, divulgada nesta terça-feira (30/8), aponta o governador Romeu Zema (Novo) com 44% das intenções de voto. Ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) aparece em segundo lugar, com 24%.
Na sequência, aparecem o senador Carlos Viana (PL), com 3%; Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB), Marcus Pestana (PSDB), Cabo Tristão (PMB) e Lorene Figueiredo (PSOL) ficaram com 1%, cada. Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não ponturam.
Leia Mais
Prêmio Nobel vê fake news com preocupação: 'Têm efeitos na democracia'Jornalista é desmentida na Jovem Pan após fala sobre Lula e MST'EM Entrevista' recebe Paulo Brant, que tenta se reeleger vice-governador'EM Entrevista' recebe Jordano Metalúrgico, candidato a vice-governadorSaiba como foi a agenda dos candidatos ao governo de MG nesta quarta-feiraVice de Carlos Viana reafirma aliança com Bolsonaro: 'Não é Zema'Pesquisa Genial/Quaest: diferença entre Lula e Bolsonaro é de 12 pontos
É o primeiro levantamento do Ipec após o início da propaganda eleitoral. Na pesquisa anterior, Zema estava com 40%, e Kalil, com 22%.
Intenção de voto estimulada para governador de Minas Gerais
- Romeu Zema (Novo): 44%
- Alexandre Kalil (PSD): 24%
- Carlos Viana (PL): 3%
- Vanessa Portugal (PSTU): 1%
- Renata Regina (PCB): 1%
- Marcus Pestana (PSDB): 1%
- Lorene Figueiredo (PSOL): 1%
- Branco/Nulo: 11%
- Não sabe/não respondeu: 13%
Briga por vaga no Senado
Na disputa para o Senado, o Ipec aponta Cleitinho (PSC) com 15% das intenções de voto. O senador Alexandre Silveira (PSD), que disputa a reeleição, aparece em segundo, com 10%.
Confira o resultado:
Pesquisa
Pesquisa Ipec ouviu 1.504 pessoas em 83 municípios entre 27 e 29 de agosto de 2022. Além de Minas Gerais, foram divulgados resultados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-09592/2022.