Wanderley está na reserva da Polícia Militar desde 2017. Antes, atuou por 25 anos na área operacional da corporação, chefiando batalhões.
Ele já esteve em uma unidade policial de Santa Luzia e em outra no Bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Foi, também, assessor da Secretaria de Estado de Defesa Social. O Republicanos, principal aliado de Viana, compõe a base aliada a Bolsonaro no Congresso Nacional.
O agora postulante a vice vê com bons olhos o alinhamento com o presidente. "(Bolsonaro) é a melhor escolha. Está de acordo com nossa linha de pensamento e princípios", afirmou ao Estado de Minas.
O Republicanos é a primeira experiência de Wanderley Amaro na política partidária. Ele se filiou à sigla neste ano e se colocou à disposição dos dirigentes para concorrer ao Senado Federal. Compromissos anteriormente assumidos pela legenda, porém, frustraram os planos.
“EM Entrevista”
Coronel Wanderley é o segundo convidado desta semana de uma série de sabatinas com candidatos a vice em Minas a responder os questionamentos dos jornalistas do Estado de Minas.
As sabatinas vão durar 40 minutos e serão conduzidas, sempre, por dois integrantes da equipe de jornalistas do EM. A entrevista também será às 11h30.
O “EM Entrevista” recebeu, na terça-feira (30/8), Mateus Simões (Novo), que concorre ao lado do correligionário Romeu Zema.
Já na quinta-feira (1°/9) o podcast receberá dois candidatos a vice. A primeira atração, às 11h30, será Jordano Metalúrgico do PSTU, vice de Vanessa Portugal, também filiada ao PSTU. Às 13h30, a bola da vez vai ser o vice-governador mineiro Paulo Brant (PSDB), que concorre à reeleição em uma das chapas que rivalizam com Zema. Fora do Novo desde 2020, Brant, desta vez, vai às urnas ao lado de Marcus Pestana, outro tucano.
O último a participar, na sexta-feira (2/9), será o deputado estadual André Quintão, do PT. Ele é o candidato a vice-governador de Alexandre Kalil (PSD).