(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas URNAS ELETRÔNICAS

TSE e Defesa comprovam êxito de testes de verificação das urnas eletrônicas

O 'mecanismo eficaz de auditoria' foi ressaltado pelas áreas técnicas do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério da Defesa


31/08/2022 15:10 - atualizado 31/08/2022 16:23

Alexandre de Morais, à direita, e Paulo Sérgio Nogueira, à esquerda, sentados em uma mesa com mais pessoas
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, se reuniu com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira para discurtir o êxito dos testes realizados nas Urnas Eletrônicas (foto: Alejandro Zambrana/TSE)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu, nesta quarta-feira (31/08), com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para discutir o mecanismo dos testes de verificação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste ano. 

Após a reunião, com a presença da área técnica de ambos os órgãos, o Tribunal afirmou, em nota, que ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das urnas eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela Universidade de São Paulo (USP), Universicade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE).

Além disso, o TSE e a Defesa atestaram a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados.
 

O Ministério da Defesa havia sugerido ao TSE um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste. A reunião de hoje tratou desta possibilidade, apesar da área técnica do Tribunal considerá-la uma hipótese inviável.

No entanto, a manutenção da realização do Teste de Integridade – que ocorre desde 2002 – foi ressaltada por ambas as áreas técnicas como um mecanismo eficaz de auditoria. Eles ainda, vão apresentar, em conjunto, um projeto piloto complementar, seja o sugerido pela Defesa, com a biometria, ou algum outro que os técnicos considerarem mais eficaz.
 

Também foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os Boletins de Urna pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)