O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura à Presidência da República do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros, na manhã desta quinta-feira (1º/9). O partido poderá apresentar um novo candidato no prazo de 10 dias, se quiser.
O relator, ministro Carlos Horbach, pontuou na sessão de julgamento que a contestação da candidatura de Jefferson foi feita pelo Ministério Público Eleitoral, no dia 18 de agosto.
De acordo com o órgão, o político é inelegível até dezembro de 2023, por ter sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012.
Jefferson não compareceu ao evento porque está em prisão domiciliar.
O "Beabá da Política"
A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.