Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Atrás de Zema, Kalil crê em virada: 'Dá tempo de desmentir mentiras'

Apesar de a última pesquisa do Instituto Ipec (ex-Ibope) para a disputa pelo governo de Minas apontar o governador Romeu Zema (Novo) com 44% das intenções de voto, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) – que registra 24% no levantamento – acredita que no período de um mês é possível virar o jogo. 




 
“Um mês é muito tempo para desmentir mentiras e mostrar que o estado está quebrado, que nada foi feito, que deve mais do que devia, que não fez um metro de estrada. Vamos ver se nesses 30 dias eles colocam, pelo menos, um banheiro que eles tenham construído”, declarou o candidato ao comando do governo mineiro durante passagem por Juiz de Fora, nesta quinta-feira (1º/9), em ato de campanha. 

Leia tambémPesquisa Ipec em Minas: Zema tem 44%; Kalil tem 24%

Kalil também fez críticas ao programa eleitoral do adversário. Segundo ele, Zema utilizou indevidamente imagens do Hospital Metropolitano Célio de Castro, o Hospital do Barreiro, como exemplo de investimentos em saúde. 

No entanto, conforme Kalil, o local foi inaugurado com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte, quando Zema ainda não era governador. Por isso, a equipe o ex-prefeito da capital mineira acionou a Justiça Eleitoral com um pedido de resposta pelo uso indevido da imagem da unidade hospitalar. 



Kalil também afirmou em Juiz de Fora que o governador sabe o nome das escolas que ajudou “porque foram apenas duas ou três”. 
 
“Eu não posso decorar. Eu reformei 240 escolas e abri um centro de saúde a cada dois meses. Então, não sei nem o nome dos centros de saúde. Eu não posso decorar o nome de 300 mil famílias de Belo Horizonte que foram ajudadas com cesta básica na época da pandemia. Decorar o nome quando se reforma uma escola ou duas é fácil, mas quando você reforma 240 não é, quando se ajuda 300 mil famílias não é”, destacou Kalil. 
 

Caminhada com apoiadores

 
Manifestantes iniciaram a concentração em Juiz de Fora, nesta quinta-feira, por volta de meio-dia, na esquina entre as ruas Halfed e Batista de Oliveira, no Centro. Após a chegada de Kalil e do candidato ao Senado Alexandre Silveira (PSD), às 12h30, o grupo caminhou pelo Calçadão, atravessou a Avenida Barão do Rio Branco e seguiu em direção à rua Santo Antônio, onde a caminhada foi encerrada às 13h.

Leia tambémKalil ataca Zema e diz que Lula é o maior líder do país: 'Um homem de bem'
 
Kalil chegou à Manchester Mineira nesta manhã. Durante o ato, cumprimentou apoiadores e foi acompanhado pela prefeita Margarida Salomão (PT). 
 

Eleições 2022


O primeiro turno das Eleições 2022 acontece em 2 de outubro. Já um eventual segundo turno, na disputa pela Presidência da República e governos estaduais, está agendado para o dia 30 do mesmo mês, conforme agenda oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).