O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) e o senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição, estão tecnicamente empatados na disputa pela vaga de Minas Gerais no Senado em jogo neste ano. A mais recente pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, divulgada com exclusividade pelo Estado de Minas nesta sexta-feira (2/9), aponta que Cleitinho tem 15,9% das intenções de voto, contra 15,2% de Silveira.
Leia Mais
'Não é correto dizer que o trem está nos trilhos', diz vice de ZemaBolsonaro: 'Notícia boa para mulher é beijinho, rosa, presentes e férias'Deputado dispara tiro no diretório estadual do PSDB em São PauloCarlos Viana e Alexandre Silveira vão a mesmo evento, mas não se encontramPesquisa F5: Quando associado a Lula, Kalil passa Zema na disputa em MinasLula deve voltar a Minas Gerais para campanha, diz André QuintãoEm terceiro lugar na sondagem desta sexta-feira, aparece o deputado federal Marcelo Aro (PP), que tem 5,5%. Há empate técnico entre ele e a professora Sara Azevedo (Psol), dona de 3,7% das preferências. Os números se referem ao cenário estimulado, em que os entrevistados opinam a partir de uma lista de candidatos fornecida pelos pesquisadores.
Depois, aparece Bruno Miranda (PDT), vereador de Belo Horizonte, que atingiu 1,9%. O pastor Altamiro Alves, postulante do PTB, tem 1%.
A professora Dirlene Marques (PSTU) e o presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes (PRTB), têm 0,5% cada. O também educador Naomi Coura, do PCO, conseguiu 0,1%.
Indecisos ainda predominam
No levantamento estimulado, o Instituto F5 contabilizou 42,1% de indecisões a respeito do voto para o Senado. Potenciais votos nulos ou em branco representam 11,7% do total. A pergunta não foi respondida por 1,9% dos participantes.
No cenário espontâneo, em que o eleitorado pode apontar, livremente, o candidato desejado, 59,4% afirmaram estar indecisos a respeito da disputa pelo Senado.
Para Domilson Coelho, diretor-executivo do Instituto F5, o alto índice de cidadãos em dúvida aponta tendências.
"Isso mostra que a campanha para o Senado está começando agora. O eleitor ainda não se atentou a quem vai votar. O jogo está aberto", diz.
Cenário espontâneo
Fora os 59% de indecisos, o cenário espontâneo tem, ainda, 12,7% de possíveis brancos/nulos. No que tange aos candidatos, Cleitinho (11,7%) está na frente, mas tecnicamente empatado com Silveira (8,4%), no limite da margem de erro.
Nesse recorte, Marcelo Aro, o terceiro colocado, tem 2,5%. Depois, vêm Sara Azevedo (2%), Bruno Miranda (0,4%) e o pastor Altamiro Alves (0,1%). Os demais candidatos não foram mencionados. Registradas, também, 2,8% de abstenções.
A pesquisa
Os pesquisadores do Instituto F5 Atualiza Dados fizeram 1.625 entrevistas presenciais, em todas as regiões de Minas, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95%.
A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-03242/2022 e BR-01335/2022. A eleição para o Senado será disputada em 2 de outubro, data do primeiro turno geral.