Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Confira como foi o dia dos candidatos ao governo de MG e a agenda de sábado

Os candidatos ao governo de Minas Gerais seguem com suas agendas pelo estado para divulgar suas pautas e angariar a simpatia de potenciais eleitores. Entre as regiões visitadas estão a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata e Sul de Minas.





 

Confira como foi a sexta-feira de cada um dos candidatos ao governo de Minas:

Romeu Zema

Candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo) foi a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde caminhou pelo centro da cidade se encontrando com apoiadores.


Alexandre Kalil


O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) foi a Varginha, onde disse que irá fazer renegociar com o governo federal o Regime de Recuperação Fiscal.

“Eu não sou contra o Regime, sou contra esse modelo de regime, porque ele é inadequado. Ele já deu errado no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e agora vai ser replicado em Minas Gerais. Esse é assunto muito grave e estão mentindo a esse respeito”, afirmou durante uma entrevista a uma emissora de TV local.

O político também voltou a criticar a proposta, em fevereiro de 2020, de aumento de 37% para os funcionários da Segurança Pública que não foi cumprida pela atual gestão e afirmou que "nós temos que cuidar da Polícia Militar".



"Quem dá gasolina para a Polícia Militar das pequenas cidades é a prefeitura. Quem troca a lâmpada é a prefeitura. Tem lugares neste Estado que a Polícia não tem dinheiro nem para tocar o pneu do carro. Essa é a realidade desse povo que está sofrendo e pedindo recomposição salarial. Eles estão largados e abandonados. Então vamos sentar e resolver tudo”, afirmou.

Marcus Pestana


O candidato Marcus Pestana (PSDB) foi ao Triângulo Mineiro visitar a Associação Comercial de Uberaba, onde se encontrou com o produtor rural e deputado federal Paulo Piau (MDB). Posteriormente, visitou o Centro Viva Vida e no Hospital Frei Gabriel, na cidade de Frutal.

 

Leia mais: Pesquisa F5: Zema tem 47,8% e Kalil tem 30,9%

 

O político teceu críticas a infraestrutura rodoviária de Minas Gerais nos últimos quatro anos e recordou os feitos da gestão tucana no estado.



"Nos governos do PSDB, nós fizemos 5.300 km ligando 219 cidades que não tinham asfaltos. O que afetava as ambulâncias e o transporte escolar. Hoje o governo estadual não fez um quilômetro e não manteve o que têm", comentou Pestana.

Carlos Viana


O senador Carlos Viana (PL) participou de um café da manhã com uma entidade de cristãos católicos e empresários. Durante a tarde, o senador foi a Patos de Minas, no Alto Paranaíba, onde deu entrevista para jornais locais. Durante a noite, ele fez um lançamento de sua campanha na região.

"Um país aonde você não tem mais um escândalo de corrupção em estatais. Você não tem nenhum deles que nos envergonhe, como nos envergonhava no passado", afirmou o candidato ao falar sobre o governo de Jair Bolsonaro (PL).



A educação foi um tema abordado por Viana, que afirmou que "nós não sabemos o índice de aprendizado. O índice de evasão escolar" devido a pandemia de coronavírus.

Lorene Figueiredo


A professora Lorene Figueiredo (PSOL) participou de uma campanha do partido com candidatos ao poder Legislativo em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

Indira Xavier


Indira Xavier (UP) esteve presente na candidatura da deputada estadual Mariana Fernandes, correligionária da candidata ao governo estadual, na ocupação Carolina Maria de Jesus, em Belo Horizonte.

Vanessa Portugal


Vanessa Portugal (PSTU) panfletou para metalúrgicos e estudantes na região do Barreiro. Deu entrevistas a jornais. Gravou conteúdo para ser veiculado em suas redes sociais e participou de um 'happy hour' com apoiadores em Contagem.

Agenda de sábado (3/9) dos candidatos


Zema

Às 9h30, o candidato à reeleição dará uma entrevista para uma rádio local em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em seguida irá ao encontro "Pé no Chão e Minas no Coração". Ao meio-dia irá participar de uma carreata pelas ruas do centro uberabense.




Kalil

A única atividade prevista por Alexandre Kalil neste sábado será uma caminhada às 10h no centro de Ribeirão das Neves.

Carlos Viana

O senador irá a Feira Livre do Produtor Rural, às 7h, em Patos de Minas. Uma caminhada com lideranças políticas da região está programada para às 9h.

Às 18h, o candidato vai a Cachoeira do Pajeú, Norte de Minas, onde irá se reunir com lideranças.

Pestana

O pesedebista vai acompanhar o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) em uma caminhada na feira livre do bairro Eldorado, em Contagem, às 14h. Ainda acompanhando Ciro, irá participar de uma live no Aglomerado da Serra, às 21h.

 

Leia mais: Pesquisa F5: Quando associado a Lula, Kalil passa Zema na disputa em Minas

 

Lorene Figueiredo

Neste sábado, a candidata irá participar de uma atividade com a candidata a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), às 16h, na Praça Zemenhof, na Avenida Assis Chateaubriand, em Belo Horizonte.



Indira Xavier

Pela manhã, às 9h, a candidata vai a Ocupação Esperança na Izidora. Ao meio-dia irá almoçar com a candidata à vice-governadora Edna. Durante o período vespertino irá a duas ocupações, às 16h na Esperança; e às 18h na Pingo D'água, em Betim.

Vanessa Portugal


A candidata irá participar de um ato de desagravo contra ação racista em um supermercado no Vale do Jatobá, às 9h. Depois irá panfletar na Avenida Perimetral, às 11h, e na Avenida Sinfrônio Brochado, às 12h, no Barreiro.