O pastor Silas Malafaia terá que deletar de suas redes sociais oito postagens falsas contra a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, segundo determinação da 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo. Novas "fake news" sobre a comunicadora não devem ser feitas pelo religioso, conforme a decisão liminar proferida nesta sexta-feira (2/9).
Malafaia publicou, sem apresentar provas, que Vera Magalhães recebia R$ 500 mil anuais para fazer ataques sistemáticos ao governo federal. A jornalista se defendeu e prometeu processar o pastor.
LEIA MAIS - Salário anual de Vera Magalhães na TV Cultura não é de R$ 500 mil; é de quase metade desse valor
Leia Mais
Comentarista da Jovem Pan compartilha fake news sobre Vera MagalhãesVera Magalhães sobre ataques de Bolsonaro: 'Misógino'Bolsonaro sobre Vera Magalhães: 'Ela bate em mim o tempo todo' Que Deus 'trave essa tralha' se houver fraude, diz Malafaia sobre sistema eleitoralBolsonaro sobre Vera Magalhães: 'Tratar com respeito quem nos respeita'Michelle Bolsonaro apoia 30 dias de jejum e orações até a data das eleiçõesO Tribunal julgou que havia provas de que Malafaia apresentava conteúdo ofensivo e em desconformidade com a realidade. Ele tem 24 horas para acatar a ordem judicial, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
Vera ainda levará adiante ação por danos morais contra o religioso. A informação foi inicialmente veiculada pela coluna do Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Bolsonaro
Bolsonaro atacou Vera Magalhães durante o debate com os candidatos à presidência da República realizado pela TV Bandeirantes, no último domingo (28/8). O presidente demonstrou irritação no comentário de uma pergunta feita pela jornalista a Ciro Gomes (PDT) sobre a condução do governo no combate à pandemia de COVID-19.
"Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro".
Posteriormente, Bolsonaro negou ter atacado Vera e disse que a jornalista bate nele o tempo todo.
Vera Magalhães
Vera Magalhães é apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta, entidade instituída pelo governo do estado de São Paulo. Ela também é colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN.