Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegaram na noite desta segunda-feira (5/9) para os atos convocados para o 7 de setembro, na próxima quarta (7/9).
O fechamento da Esplanada dos Ministérios estava prevista para a meia-noite desta segunda, devido à chegada das caravanas. Viaturas policiais já fecharam o eixo monumental.
Caminhões, ônibus e outros veículos pintados de verde e amarelo e com bandeiras em apoio a Bolsonaro e do Brasil andaram pela região buzinando e declarando apoio ao candidato. Eles começaram a chegar por volta das 19h30.
No ano passado, a chegada das caravanas ocorreu em 6 de setembro, e os caminhoneiros conseguiram entrar na Esplanada. Desta vez, mesmo antecipando a chegada, as caravanas foram barradas. Boa parte do grupo já dispersou ao ser impedido de entrar na Esplanada dos Ministérios, incluindo para os hotéis próximos à região.
O Detran confirmou o fechamento das vias. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal se manifestou por meio de nota.
“O acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado preventivamente, no início da noite desta segunda-feira, conforme possibilidade prevista no planejamento inicial. O fechamento antecipado da área tem objetivo de impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas. O acesso a pé segue liberado", disse o órgão.
Ainda de acordo com a secretaria, o grupo de caminhoneiros foi orientado e seguiu rumo ao Eixão Sul.
Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública na íntegra:
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que o acesso à Esplanada dos Ministérios foi bloqueado preventivamente, no início da noite desta segunda-feira (5), conforme possibilidade prevista no planejamento inicial.
O fechamento antecipado da área tem objetivo de impedir a permanência e fluxo de veículos no local, para montagem das estruturas do desfile cívico e demais ações de segurança previstas. O acesso a pé segue liberado.
Um grupo de caminhoneiros que se dirigia à região foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, da impossibilidade de acessar e permanecer no local, por questões de segurança. O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul.
A SSP/DF destaca que assim como em todos os eventos e manifestações na Esplanada, conforme protocolo, por questão de segurança do público, não é permitida a circulação de veículos e pessoas no mesmo local.