Jornal Estado de Minas

7 DE SETEMBRO

Bolsonaro participa de motociata de 13 km sem capacete

Na motociata entre Glória e Copacabana, na zona sul do Rio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez o trajeto de 13 km conduzindo uma moto, mais uma vez, sem o uso de um capacete.
 
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem o equipamento é infração gravíssima, passível de multa e da suspensão do direito de dirigir.




 
Leia: Zema não descarta dar apoio a Bolsonaro: 'Algo a se ver após 2 de outubro' 
 
Em junho deste ano, a bancada do PT do Senado enviou um ofício ao ministro da Justiça, Anderson Torres, cobrando providências para a insistência do presidente em dirigir moto sem a proteção.
 
A Polícia Rodoviária Federal, a quem cabe essa fiscalização, está subordinada ao Ministério da Justiça.
 
Leia: Campanha de Bolsonaro: 'Imbrochável' é melhor que ataque ao STF 
 
Assim como o presidente, outras pessoas que participaram da motociata estavam sem o equipamento de segurança, incluindo crianças em garupas.
 
Ainda de acordo com a legislação em vigor, o capacete é necessário para passageiros. O código prevê ainda a retenção do veículo e o recolhimento do documento de habilitação do motorista.




 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.